Um trânsito mais sustentável polui menos e pode ajudar e diminuir o tempo de locomoção. Saiba como aderir a ele

Uma grande quantidade de veículos nas ruas pode trazer prejuízos ao meio ambiente, porém, existem algumas práticas de um trânsito mais sustentável que podem ajudar a controlar essa situação.

Tentar fazer o trânsito mais sustentável é se esforçar para diminuir a poluição causada pela queima de combustíveis, já que a maior força no combate às mudanças climáticas está nas mãos das cidades.

A indústria automotiva já está desenvolvendo algumas ideias nesse sentido, mas você também pode fazer a sua parte. Pensando nisso, conversamos com Jeniffer Elaina, especialista da Smartia Seguros, que nos deu algumas dicas. Confira algumas atitudes:

1. FIQUE ATENTO NA HORA DE ABASTECER

Opte por postos que sabe que o combustível é de boa procedência e não sofrem adulteração. Se for o caso, peça para que seja feito o teste.

Ao usar combustível original, você ajudará a emitir menos gases poluentes, sem falar que o adulterado pode trazer sérios problemas para o veículo.

2. TENHA UM SEGURO AUTO

Atualmente o seguro auto vai muito além de proteger os carros. As melhores seguradoras de carro estão preocupadas em orientar os seus motoristas a dirigirem de forma segura e proteger o meio ambiente. É comum que sejam dadas dicas para que se use o carro de forma inteligente e ajude a diminuir a poluição.

Há até mesmo aplicativos que monitoram a forma como a pessoa dirige e a frequência com que usa o carro que oferece desconto no seguro. Dessa forma, ao usar menos o carro e de forma mais consciente, economiza-se também ao renovar ou contratar o seguro auto.

3. PLANEJE UM ROTEIRO

Fazer uso de aplicativos é sempre um dica útil para garantir um trânsito mais sustentável. Com eles é possível encontrar as rotas mais rápidas e curtas, além de fugir dos congestionamentos.

Vale lembrar que acelerar e frear aumentam o consumo de combustível e, quanto mais tempo ficar com o carro ligado, emitirá mais gases. Ir e vir mais rápido de cada local ajuda bastante o meio ambiente.

4. CUIDE DA MANUTENÇÃO DO CARRO

Quando se faz a manutenção periódica e deixa todos os componentes do veículo funcionamento perfeitamente, ele consome menos combustível e emite menor quantidade de gases poluentes.

Ao fazer isso é possível com que as peças tenham maior durabilidade e não sejam substituídas com tanta frequência, ajudando ainda no seu bolso.

5. SEJA ADEPTO AS CARONAS PARA UM TRÂNSITO MAIS SUSTENTÁVEL

É possível oferecer caronas para amigos e até mesmo desconhecidos por meio de aplicativos. Isso faz com que o número de veículos circulando diminua e se emitam menos poluentes.

O rodízio de motoristas também é válido. Vale combinar com um grupo de cada dia um dirigir e os demais irem de carona.

6. ABRA MAIS AS JANELAS

Há quem entre no carro e já ligue o ar-condicionado, mesmo nos dias mais frios. Utilizar esse equipamento faz com que o consumo de combustível aumente em cerca de 20%.

O ideal é optar por abrir as janelas e desligar o ar-condicionado, salvo quando estiver na estrada, pois dessa forma contribuirá para um trânsito mais sustentável.

7. USE TRANSPORTE PÚBLICO E COLETIVO

É possível optar por utilizar o transporte coletivo como ônibus, trens e metrôs. Além deles, usar a bicicleta ou patinete motorizado também são excelentes opções para quando se tem um trajeto mais curto.

Além de não emitirem poluição, podem fazer com que ganhe tempo de locomoção.

8. SAIBA ESCOLHER SEU CARRO

Na hora de comprar o carro é preciso saber escolher o veículo, não apenas pelo design e itens que oferece.

É preciso optar pelos mais econômicos, menos poluentes e, se possível, os elétricos que ajudam a preservar melhor o meio ambiente.

É possível ter um trânsito mais sustentável sem deixar de se locomover ou ter algumas comodidades. Para isso é preciso contar com os recursos que estão disponíveis em nosso dia a dia.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários