Now Reading
Beleza em casa: Como ter uma vida menos ordinária?

Beleza em casa: Como ter uma vida menos ordinária?

A Jornalista Chris Campos expõe no seu site pessoal e no seu perfil do Instagram dicas para ter uma vida menos ordinária. O assunto já foi tema de livros (como o “O segredo da Dinamarca”, por Helen Russel que explora o conceito Hygge), palestras e é uma realidade: cercar-se de beleza pode ter efeitos profundos na forma como levamos nossas vidas. Mas o que isso significa? Bom, sabe aquela cama de hotel que você tanto admira? Ou aquela música que você ama mas só liga o som quando está de férias? Sendo assim, como podemos utilizar-se da nossa decoração para trazer sensações, boas memórias e claro, boas experiências para o cotidiano de nossas vidas. Confira algumas dicas a seguir:

DECORAÇÃO SENSORIAL

A decoração deve também provocar emoções. Mas às vezes isso acaba se perdendo quando as pessoas vão fazer alterações ou reformas em casa. Uma decoração sensorial é um conjunto de elementos que mexerão com os diferentes sentidos e portanto, provocarão uma experiência mais profunda e memorável. Ou seja, a organização de objetos e a escolha deles tem o intuito de estimular os cinco sentidos. Quanto mais sensações forem exploradas nesse ambiente, mais chances da viver em um espaço agradável. 

Não apenas através de fotos nos lembrarmos do que vivemos, mas perceber como seus sentidos percebem o ambiente. Qual o cheiro? Quais as cores? Quais as texturas que você sente? Qual a temperatura? E assim por diante.

Portanto isso significa explorar sensações diferentes como um enfeite colorido que te lembra aquela viagem, texturas macias e confortáveis, iluminação natural, plantas aromáticas, difusores, sinos nas portas, fontes com água, e até elementos que remetam ao paladar como uma bomboniére de vó, plantas frutíferas em casa. Você não precisa necessariamente ter comida, pode ter uma repetição de morangos em uma estampa, por exemplo e isso já será suficiente para estimular o cérebro. Uma boa forma de planejar os espaços com diferentes sensações é usando de moodboards como o da imagem a seguir:

O moodboard pode ser feito manualmente ou em plataformas como o Pinterest, o lugar ideal para criar pastas com referências 

BELEZA NA NATUREZA

Você tem na sua casa as plantas que realmente gostaria de ter? Pesquisar em shoppings de plantas, feiras e atacadões de paisagismo podem ser boas opções para encontrar as companhias perfeitas e por um bom preço! Você já deve ter ouvido nomes como urban jungle, uma mistura de natureza com materiais que remetem à cidade, como o concreto. No entanto, antes de encher a casa de plantas pesquise quais as condições ideias para cada tipo de vegetação e analise se você será realmente capaz de cuidar do seu matagal particular. Plantas naturalmente trazem uma sensação de bem estar, mas também vêm com a responsabilidades do cuidado e manutenção (como poda e adubação), então aumente sua companhia verde aos poucos e tenha a beleza ideal no seu espaço.

Atente-se onde as plantas vão ficar em sua casa: as de sombra gostam de sombra mas precisam da luz para fazer fotossíntese, por exemplo. As de sol pleno precisam da luz do sol por mais horas do dia 

MEMÓRIA AFETIVA

Decorar usando elementos afetivos, como fotos, móveis antigos, lembranças de viagem, objetos de família, é uma ótima alternativa para aumentar a conexão dos moradores com a casa e aumentar a sensação de pertencimento no lar.  Pense assim: quais as boas memórias você quer preservar? Um show, uma viagem, uma comida da infância? Tudo é possível. Mais do que escolher entre estilos, escolha o que faz bem para você e aproveite os momentos no seu lar. Ter alguns elementos que remetem à essas experiências ou até uma memorabilia (que suscitam memórias, como um closet de figurinos de uma atriz famosa ou uma parede de fotos) pode ser uma boa opção para reavivar bons momentos e trazer um pouco mais de afeto para dentro de casa.

Este é o momento perfeito para investir em uma decoração que estimula ótimos dias em família, e você ainda pode criar momentos produtivos! Apenas cuidado com os exageros! O estilo minimalista por exemplo valoriza os espaços negativos (“MA”- vazio). Você pode ter boas memórias sem impedir que outras novas entrem na sua vida.

Elementos para ativar a memória afetiva: livros, discos, cadeira vintage, pratos de família, um quadro que tem um valor inestimável

FENG SHUI

A dupla de arquitetas Tef e Bel do “Projetando com o Feng Shui” mostram no seu canal do Instagram e do Youtube dicas e trazem muitos conteúdos em como o Feng Shui pode trazer benefícios a partir de mudanças na casa como layout, cores e objetos decorativos. Além disso, reforçam que o ideal é sempre manter a casa com tudo organizado, limpo e com os reparos em dia. Assim como doar roupas e produtos que ficam parados e poderiam ser utilizados por outras pessoas. Dessa forma, as energias circulam livremente e coisas boas podem entrar na sua vida. O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa muito complexa e relacionada com outras técnicas como acupuntura, metafísica e psicologia.

Esta arte de organizar a vida lida com o conceito de fluxo de energia, mostrando como é importante deixar que as coisas fluam para que sejam bem-sucedidas.

No Feng Shui é preciso se manter num estado de organização com equilíbrio, balanço e conforto, proporcionando uma sensação agradável e positiva

 

Quais dos itens acima você aplica na sua casa? Para mais conteúdos de decoração, clique aqui!

Scroll To Top