Cooltura

GO/DO – Plataforma Colaboração/Mesa&Cadeira

Essa semana o blog tá cheio de projeto criativo e colaborativo, né? Também pudera, os que são bons, merecem (e muito) o seu destaque por aqui. Um que me chamou muita atenção foi o GO/DO, que surgiu da ideia dos profissionais do Mesa&Cadeira, grupo que se reúne através de um workshop, para trabalhar em um projeto bacana durante 5 dias, sempre liderados por um profissional foda. Nessa quarta edição que aconteceu na semana passada, o pessoal acabou criando o GO/DO: uma plataforma colaborativa de ações positivas. Uma ferramenta para facilitar a colaboração e espalhar boas ideias que podem ser replicadas – os usuários podem criar projetos, determinar lista de afazeres e objetos que precisam e ainda convidar seus amigos a colaborarem. Os amigos, por sua vez, podem se inscrever para a tarefa e indicar o projeto para mais pessoas. O resultado está online: do.good.is. Ótima iniciativa que tem tudo para tomar forma e crescer. Ta aí a oportunidade: se você quiser ajuda para tirar um projeto da gaveta, ou mesmo participar de algum que já está lá, do it!

Alguns projetos super bacanas que já estão na plataforma:

CAFÉ NA FAIXA: um projeto colaborativo que pretende conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância de uma cidade amigável para quem anda a pé. Uma faixa de pedestres elevada, nivelada com a calçada, será temporariamente instalada em uma esquina da Vila Madalena, em São Paulo, e os pedestres que passarem por ali serão convidados a atravessar a rua por ela. Tão importante quanto a faixa será o café quentinho e gratuito que será distribuído no local. A intenção é transformar uma rua e calçada em um ambiente agradável e seguro para todos.

ENFEITANDO O BUSÃO HACKER: mutirão para costurar, bordar, crochetar e tricotar capas para os assentos do ônibus, com os nomes dos colaboradores que ajudaram essa ideia a virar realidade. O propósito da ação é executar estas capas de forma colaborativa e com as próprias mãos, dentro da lógica da ética hacker que é o do-it-yourself – ou seja, aprendendo artes manuais de um jeito moderno e divertido. Além disso será uma ótima oportunidade de conhecer o Ônibus Hacker por dentro, suas atividades e se conectar com pessoas e ideias ligadas à cultura digital.