Padrões, tons, formas, diferentes superfícies, um design singular. Ao unir tudo isso temos a Muug, uma empresa que traz produtos incríveis e que preza por formas minimalistas e estampas coordenadas e exclusivas. Os objetos, que acima de tudo são feitos para respeitar os espaços individuais e as histórias de cada pessoa, não seguem tendências. Ao contrário, eles sugerem, sempre, novas e originais combinações de cores, estampas, tamanhos e texturas.

A Muug acredita que os objetos têm o poder de aumentar nosso prazer em vivenciar ambientes e que nossa casa é o melhor destes espaços. Por isso, cria lindos produtos autorais e singulares com o propósito de aumentar a alegria do estar em casa e estimular a satisfação do nosso cuidado com o cotidiano.

São peças para o dia a dia, de caráter atemporal e utilitário, que vão desde almofadas, toalhas de mesa, organizadores, cachepôs, caminhos de mesa e louças, até utensílios mais triviais, como luva de forno, avental, descanso de panela, jogo americano e pano de prato. Tudo feito com muito cuidado e testado inúmeras vezes até garantir perfeição em sua forma e função. A ideia é regar o cotidiano com pequenas doses de prazer. Estimular o desacelerar e o experimentar. Proporcionar a melhor experiência em habitar.

Mas como surgiu essa ideia? E quem está por trás de tudo isso? Conversamos com Iara Rössmann, que junto de Daniel Malaguti, formam a Muug. Confira entrevista e conheça um pouco mais sobre a essência dessa linda marca:

QUEM ESTÁ POR TRÁS DA MUGG

Iara Rössmann é mineira radicada no Rio, formada em Design de Moda com especialização em Estamparia, e carrega experiências vindas tanto de chãos de fábricas, quanto das andanças pelo mundo. Estas são as principais bagagens que ajudaram Iara a construir o olhar que possui hoje perante as coisas. “Tenho um forte interesse por cores, formas e desenhos, por isso crio estampas que expressam a simplicidade do dia-a-dia e o modo como me relaciono com os objetos, conferindo vida e manifestando um pouco do que somos neles”.

A maior inspiração de Iara vem do morar, residir e habitar seu próprio corpo, sua casa e o mundo. Em suas idas e vindas, para longe ou pelas ruas da cidade, surge também grande parte do que a motiva a ser e a criar.

Antes de dar início à Muug, Iara trabalhou por quase cinco anos para uma empresa importadora, com desenvolvimento de mochilas infantis. Aos poucos aquele universo foi saturando, e ela, que gostava muito das viagens que fazia para fora (teve a oportunidade de viajar para a China 4x, Tóquio 2x, Nova Iorque, Paris) sentia que precisava de mais, algo que viesse de dentro dela, algo em que realmente acreditasse, que contivesse um pouco de sua essência e forma de ver o mundo.

Ela se sentia esgotada e ainda tinha a questão da distância, de casa para o trabalho, que a consumia demais. Em março de 2015 teve a oportunidade de sair desta empresa e começar o novo negócio, junto com o Daniel (seu sócio/marido).

Daniel Malaguti é carioca do subúrbio, graduado em Projeto de Produto e tem mestrado e doutorado em Design, onde atualmente leciona no curso de graduação em Design. Com experiência em mobiliário, em estruturas feitas de materiais naturais e em educação ambiental, ele gosta de cuidar das plantas em casa e de viajar pra conhecer novos lugares, sabores e aromas, nunca esquecendo de trazer novos objetos para sua casa. Na Muug, Daniel cuida de muitas coisas, mas o que mais curte é fazer modelos para materializar as ideias e torná-las simples de fabricar.

COMO SURGIU A MUUG

Unindo-se como sócios e casal, surgia a marca, do desejo dos dois em desenvolver produtos que estimulassem as pessoas a desfrutar mais de suas próprias casas, cuidando de seus cotidianos e de seus espaços com prazer. “A cada viagem que fazíamos para fora ou pelo Brasil, trazemos novos objetos para nossa casa. Sempre nos perguntamos o porquê de não encontrarmos produtos com qualidade semelhante a preços acessíveis por aqui”, conta Iara.

Os dois conversavam muito sobre ter uma marca e tinham muitas ideias: “Nossas cabeça borbulhavam e transbordavam ideias e desejos de materializar estampas e produtos. Então, foi algo que surgiu e foi crescendo aos poucos, até que, com a minha saída do emprego em 2015, rolou o ‘é agora ou nunca!’. Me lembro que, aos finais de semana, íamos para a praia e levávamos caderninhos e canetas, ficávamos por horas imaginando e rabiscando as coisas no papel.”

Assim, unindo a vontade de trabalhar juntos com a paixão por produtos que combinam estética e funcionalidade diferenciadas, eles criaram a Muug, com o propósito de levar aos outros um pouco do sentimento que têm pela própria casa.

PARCERIA COM A TYVEK®

Quando o casal decidiu fundar a MUUG, o Tyvek® já estava nos planos. “Lançamos a marca em dezembro de 2015, na Semana Design Rio, e os produtos em Tyvek® eram a sensação. Era muito curiosa a reação das pessoas, que o julgavam como papel, como algo descartável. Quando dizíamos ‘Não é papel!’, a reação era sempre a mesma, de choque. E, dessa forma, as pessoas se encantavam pelo produto”, conta Iara.

Também, não tem como não se encantar! O Tyvek® é um material da DuPont, um nãotecido leve, resistente à água, 100% reciclável, que não rasga e pode ser aplicado em substituição a papel ou tecido.

A marca traz necessaires e cachepôs no material que podem ser utilizadas de diferentes maneiras! O cachepô pode virar vasos de plantas, organizadores para casa como porta-papel higiênico no banheiro, fruteira, cesto para pães, porta-objetos, e muito mais. As necessaires são perfeitas para serem deixadas na bolsa ou levadas em viagens já que não molham, não amassam e nem rasgam!

A ideia surgiu em uma de suas andanças, quando um amigo lhe emprestou um mapa de Berlim impresso em Tyvek®. O nãotecido, líder mundial em vestimentas de proteção química para trabalhadores, tem conquistado espaço em inúmeras aplicações: das passarelas às livrarias, das lojas de decoração aos hospitais, da indústria gráfica à construção civil. “O mapa era lindo e prático, podíamos abri-lo inteiro para nos localizarmos e simplesmente dobrá-lo ou amassá-lo dentro do bolso. E ele permanecia incrível”, lembra ela.

E em breve, eles pretendem lançar novos produtos.

A PRODUÇÃO DOS OBJETOS

Iara, quando questionada se existe um produto favorito da coleção, responde: “Não existe um favorito, o que mais AMO na Muug é a questão das estampas coordenadas, o que inclusive é a parte do trabalho que mais me dá tesão. O que seria isso? A partir de uma estampa ‘mãe’, criada de um tema específico, dá vida à outros desenhos e novas formas de aplicação, de modo que cada um se adeque perfeitamente ao tipo de produto proposto. Uma toalha de mesa que não é idêntica ao jogo americano, que não é idêntico ao prato raso de porcelana. Cada um pensado individualmente com muito carinho e cuidado, para que se componham lindamente em uma coleção!”

E como será que acontece a aplicação das cores nas coleções?

“Após a criação da estampa, são feitos vários testes de cores. É um processo de amadurecimento, que exige um certo tempo para ‘digerir’ – se a versão final será aquela mesmo ou não. Adoro imprimir as estampas em tamanho real, montando várias folhas de papel A4, daí prego na parede da nossa sala e ficamos por dias olhando, maturando, e pensando nas mudanças, que acabam surgindo muito naturalmente, até batermos o martelo. Além disso, tento sempre equilibrar o olhar entre o ‘comercial/vendável’ e o ‘conceitual’, já que não seguimos tendências de moda e estação”. 

O FUTURO DA MUUG

“Estamos agora em um momento de ‘pausa’, é um momento muito especial e feliz pois estamos esperando nosso primeiro bebê, então a Muug ficou temporariamente em um segundo plano. É um momento importante também para reflexão, para podermos definir depois o que continuaremos a fazer. Temos vontade de reduzir um pouco nosso mix de produtos, pois um mix muito grande acarreta em muitas dificuldades de produção/ manutenção de estoque, etc. A marca não vai acabar, mas vai sofrer algumas mudanças. Não temos esta resposta pronta neste momento, é uma eterna construção. Queremos continuar trabalhando com o que mais amamos: formas, cores, produtos.”

Se alguns anos atrás um mapa transformou o mundo de Iara, hoje é Iara quem transforma o mundo de seus clientes. “Sempre sonhei ser dona do meu tempo, trabalhar feliz e com serenidade, colocando na rua produtos que têm o mesmo objetivo: deixar as pessoas mais felizes em ambientes que as acolhem, sejam suas casas ou não”, afirma Iara.

Acho que Iara e Daniel tem conseguido cumprir muito bem esta questão, não?

UM POUCO MAIS DO MUNDO COLORIDO E APAIXONANTE DA MUUG

 

 

 

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Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


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