Não é de agora que a barba faz sucesso entre os homens (e mulheres!). Desde que o mundo é mundo, a tendência vai e volta, mas uma coisa é certa: esteticamente ela nunca deixou de ser sinônimo de virilidade, sabedoria ou estilo durante a história, seja em SP, RJ, NY, Paris, Dubai ou Berlim.

Pensando nisso, e em parceria com a *Mr. Urban, trazemos uma série de curiosidades e fatos sobre a barba interessantíssimas para te inspirar. Dá uma olhada:

VOCÊ SABIA? CURIOSIDADES SOBRE A BARBA

-Acredita-se que os homens do passado usavam lascas de pedras afiadas para raspar a barba;

-A barbearia virou ponto de encontro de homens para conversar e ouvir notícias em 1100 AC devido aos romanos. Apesar da ideia de fazer a barba com a chamada navalha romana, um tipo de lâmina ser um pouco perigosa;

-Foi após a Idade Média que os barbeiros profissionais surgiram, mais precisamente na França e Alemanha, ao começarem seguir as regras do barbeiro real;

-Finalmente, em 1800, o ato de barbear tornou-se popular entre os homens e as lâminas de aço retas passaram a ser fabricadas na Inglaterra;

-Em 1904, a Gilette então se transformou em patente. Os barbeadores elétricos surgiram em 1930. Em 1950, as lâminas de barbear descartáveis se espalham pelo mundo;

-Hoje, cultivar a barba faz parte do dia a dia dos homens. Existem inúmeros produtos que permitem transformar a tarefa rotineira em um passo a passo de cuidado e estilo!

-Um homem passa, em média, 139 dias (3.350 horas) da sua vida cuidando da sua barba (fazendo sua barba ou a cuidando).

-Os pelos na cara crescem por causa da testosterona, um hormônio masculino. Segundo especialistas, a barba cresce entre 125mm a 150mm por ano. Isso significa 0,0000005 centímetros por segundo (cerca de 5 nanômetros/segundo). E elas crescem mais no verão. Um dos motivos é o aumento da circulação sanguínea, já que a temperatura na estação também aumenta!

-A barba é feita de aproximadamente 25 mil fiostão duros quanto a espessura de um fio de cobre. Cada poro é um pelo e às vezes, até 4 pelos podem nascer dentro de um único poro.

-Além de charme e estilo, a barba tem várias utilidades. Segundo estudos, os pelos no rosto protegem a pele da radiação solar. Os barbados também têm três vezes menos bactérias responsáveis por infecções. Além disso, ter barba pode ajudar a combater os sintomas da asma, já que ela impede a entrada de poeira ou pólen no nariz. (Pesquisas: Universidade de Southern Queensland/Adam Roberts-University College London, J Hosp. Infect.)

-Cultivar barba era um sinal de status, força, coragem e sabedoria na Grécia antiga. Os espartanos, por exemplo, raspavam o rosto daqueles que eram considerados covardes. Até hoje, ela é ainda vista no país como um sinal de virilidade.

-O filme Grande Hotel Budapeste, dirigido por Wes Anderson, ganhou o Oscar em 2015 na categoria de cabelos e maquiagem com uma impressionante variedade de bigodes e barbas. Apesar do sucesso, os pelos (70%) eram falsos, e foram feitos a partir de cabelos humanos.

-Os guitarristas Billy Gibbons e Dusty Hill, do ZZ Top, donos das barbas mais lendárias do rock, permanecem com o mesmo estilo desde a década de 70. Nos anos 1980, eles receberam a oferta para raspá-las por 1 milhão de dólares cada, mas não cederam!

-Atualmente 55% dos homens do mundo todo têm barba ou bigode.

E O ESTILO DE HOJE É: O SEU!

As barbas ganharam um destaque tão grande nos últimos anos que a liberdade se tornou uma marca registrada. Sim, elas são parte de muitas tendências por aí, mas hoje existe espaço tanto para os barbudos como para os não barbudos!

E SE VOCÊ OPTAR POR TER UMA BARBA DE RESPONSA…

Eis o passo a passo, nossa dicas de cuidados e produtos para barba pra mantê-la em dia e saudável!

DICAS DE PRODUTOS

PASSO 1 – PREPARAÇÃO DA PELE

Recomendamos: 1 – Gel de Limpeza Facial Dr. Jones Isotonic Face Scrub / 2 -Espuma de Limpeza Facial Cia. da Barba / 3 – Pasta Esfoliante Facial Fuel4Men / 4 – Esfoliante Facial Sobrebarba Jungle Boogie. Encontre estes produtos para limpeza facial aqui.

PASSO 2 – BARBEAR

5 – Espuma de Barbear Dr. Jones Precision Foam / 6 – Gel de Barbear Barba de Respeito. Encontre estes produtos para barbear aqui.

PASSO 3 – PÓS BARBA 

7 – Loção Pós-Barba La Vertuan com Nano Tea Tree / 8 – Creme Pós-Barba Barbearia Clube Vito Calmaria. Encontre estes produtos pós barba aqui.

PASSO 4 – CUIDADOS COM A BARBA LONGA

9 – Shampoo para Barba Tarantino / 10 – Shampoo Barba Brava Coffee Blend. Encontre estes shampoos de cuidados com a barba aqui.

PASSO 5 – HIDRATAR

11 – Óleo de Barba Sobrebarba Light My Fire / 12 – Óleo de Barba Go. Lúpulo / 13 – Balm de Barba Viking Terra. Compre estes óleos e balms para a barba aqui.

PASSO 6 – MODELAR

14 – Pente de Madeira Duplo Sobrebarba/ 15 – Cera de Bigode Usebarba16 – Modelador Barba de Respeito. Encontre estes produtos de cuidados com a barba aqui.

PASSO 7 – EXTRA 

17 – Kit Gel para Crescimento Ragnar. Veja estes produtos para crescimento da barba aqui.

Gostou? Compartilhe e espalhe um pouco sobre a cultura barbada!

SOBRE A MR. URBAN

*A Mr.Urban – é uma loja on-line que vende produtos incríveis para cuidados pessoais e acessórios masculinos. Tem shampoos, modeladores, ceras, pomadas para cabelo, produtos especiais para barba como óleo, balm, pentes, vários outros objetos de bom gosto como mochilas e carteiras italianas em couro, gravatas e lenços, além de pulseiras exclusivas para homens.

Todas as marcas vendidas pela loja tem qualidade, há um monte de kits específicos descoladex para presente, e o melhor, a entrega é garantida e super rápida!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!

Imagens: Shutterstock.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários