São 80m2. Pequeno em tamanho, mas grande em personalidade, este apartamento colorido em Moscou, na Rússia, traz aos moradores o desejo de aproveitar todos os dias como se fosse verão.

Quando um pequeno apartamento cai nas mãos de um designer de interiores para trabalhar em sua decoração, a primeira coisa que o profissional costuma fazer é se preocupar com o conforto e se concentrar nas funcionalidades. Afinal, não há espaço a perder.

A diferença, neste caso, é que os proprietários eram pessoas totalmente ligadas às artes, abertas e dispostas a encarar qualquer sugestão ou proposta nova. A famosa designer de interiores russa, Nadya Zotova, então, não perdeu a chance de adicionar algumas ideias ousadas e cores contrastantes entre si, utilizando o azul e amarelo como tema central na décor.

O apê era um exemplo típico de “stalinka” (estilo arquitetônico da União Soviética – que esteve sob a liderança de Joseph Stalin entre 1933 e 1955 – e está associado à escola realista socialista de arte e arquitetura), com um corredor estreito, uma pequena cozinha, sala, quarto, banheiro.

A solução foi então, ‘separar’ a sala de estar da cozinha com uma grande mesa de jantar.

A paleta de cores do apartamento, construída em tons azuis profundos e tons provocativos de amarelo, brincam entre si em todos os sentidos, inclusive nos objetos.

O amarelo brilhantemente colorido explode na pequena área da cozinha, mas depois acaba meio escondido na sala ao lado, e se revela no quarto através de um suave tema floral.

O quarto ganhou um guarda-roupa e uma cômoda neutra que usam de maneira sábia cada metro quadrado do espaço. Tons de verde também suavizam o cômodo, criando um espaço relaxante. A cômoda é decorada com lindas ilustrações vintage.

Os padrões geométricos nos tapetes e têxteis, na sala de estar e no quarto, são responsáveis por um interior dinâmico.

O corredor perdeu um pouco de sua área para o banheiro se tornar mais espaçoso.

Aqui, mais uma vez, vemos as estampas geométricas – desta vez em preto, cinza e branco – nos revestimentos, quebrando um pouco o peso do coloridão nos outros ambientes.

Para iluminar o apartamento, a designer Nadya Zotova, escolheu uma luminária que se destaca como peça principal na sala (Suspension lamp Ella da marca DeligthFULL)

O objeto tem design com linhas clássicas e modernas que ultrapassam o tempo, mesmo sendo inspirada nos anos sessenta. A peça acabou se encaixando perfeitamente no projeto do pequeno apartamento.

Mais uma vez vemos geometria nos fantástico piso frio que é feito de ladrilhos hidráulicos!

Livros e alguns outros objetos de decoração dão o toque final à prateleira que antecede o pequeno escritório no apartamento.

Os proprietários, que muitas vezes trabalham em casa, também possuem um espaço pessoal muito aconchegante com luz natural e tons mais neutros, facilitando o dia a dia quando é preciso fazer home office.

O trabalho foi todo feito pela designer de interiores Nadya Zotova, a fundadora do Enjoy Home, um estúdio de design arquitetônico e de interiores baseado em Moscou, um dos mais reconhecidos no mercado do país.

Nadya cursou a Escola Superior Britânica de Design e fez estágio na Sotheby’s em Nova York. Especializada na mistura de cores em seus projetos, ela consegue mesclar diferentes estilos e períodos da decoração sempre com bom gosto.

Não é a toa que o resultado final ficou fantástico!

Imagens: Enjoy Home Studio.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários