Luminária fofa e fácil de crochê;

Ela encarou um desafio: o de fazer 52 luminárias e vídeos DIY delas em 1 ano! Assim surgiu o projeto One Lamp a Week, criado e executado pela designer de produtos e maker Natália Dametto. De Porto Alegre, RS, Nat conta que durante a faculdade fez um intercâmbio de um ano para a Holanda na KABK, a Royal Academy of Arts, onde aprendeu muito do que moldou a sua forma de trabalhar. Assim, no início de 2017, ela criou o seu canal no YouTube como uma forma de inserir mais design em sua rotina.

“Acredito que todo mundo pode e deve ter design na sua casa sem ter que pagar caro por isso, é tudo uma questão de querer botar a mão na massa! Por isso compartilho técnicas que aprendi ou desenvolvi e designs que crio, para espalhar mais design e ajudar outras pessoas a criar um ambiente que traga mais felicidade pra elas!” – conta ela.

O projeto traz luminárias de vários modelos feitas com diferentes materiais e técnicas. “Faço todos os tipos de luminárias, lustre, de chão, de mesa, pendentes, conceituais,  práticas, fáceis e complexas. Sempre mostrando que todo mundo pode e deve ter design em casa”.

Recentemente, Natália lançou uma loja virtual pra apoiar financeiramente o projeto também. Nela, vende as criações prontas, mas principalmente kits exclusivos DIY (faça você mesmo) das luminárias, que facilitam muito o processo para quem quer fazer algo, já que ela entrega os materiais preparados para montagem (canos cortados, fitas de LED soldadas e etc). Incrível, não?

Confira a entrevista que fizemos com ela e as suas criações:

Luminária Icosaedro de cobre;

ENTREVISTA ONE LAMP A WEEK – NAT DAMETTO

FTC: Qual foi seu momento “a-ha” para se interessar e criar o projeto One Lamp a Week? Como surgiu essa sua relação com luminárias, por que este tipo de objeto? 

Luminárias, assim como as cadeiras, sempre foram objetos icônicos no mundo do design, e acredito que não é por acaso. Eles oferecem muitas formas e materiais, a premissa iluminar e/ou decorar abre um mundo de possibilidades e traz uma liberdade que me atrai muito. Dito isso, não foi uma escolha completamente consciente focar nas luminárias, o meu caminho acabou me levando a isso. Eu já havia criado luminárias como resultado de diversos projetos acadêmicos e também por necessitar em ambientes que eu estava fazendo e decorando, e curtia muito essa parte do trabalho.

Quando eu decidi criar um canal no youtube onde eu poderia trabalhar diariamente com design e construindo coisas, eu sabia que teria que ter um sistema que reforçasse o meu compromisso e não deixasse que outros projetos ou desânimos me impedissem de continuar. Por isso o desafio de fazer uma luminária por semana, a “obrigação” semanal me mantém focada no objetivo e me traz prazer descobrir novas técnicas e experimentar muito toda semana.

Luminária feita com pegador de frutas;

FTC: Qual sua peça favorita até o momento? 

É difícil escolher uma peça que seja a preferida, por isso selecionei as top 5 até agora. A luminária icosaedro de cobre, a luminária octógono, a estante-luminária, a luminária madeira curvada e a luminária fofa e fácil de crochê!

Luminária de madeira curvada;

FTC: Que dicas você daria para alguém que quer criar a sua própria peça? 

Não tenha medo de tentar. É muito comum acharmos que não temos capacidade de fazer algumas coisas, e por isso nem tentamos. O que eu sempre digo pra quem tem vontade de fazer é se jogar, tentar e errar, até acertar, porque depois que se começa, e vemos que temos a capacidade e que as coisas são mais fáceis que parecem, os nossos limites se expandem exponencialmente, tudo a partir do primeiro passo.

Luminária Octógono de cobre e madeira;  

FTC: Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia?

Às vezes começo o processo a partir do material que quero usar, de uma forma específica que tenho em mente, ou do local onde a luminária vai ficar. A partir daí eu geralmente esboço um pouco com lápis e papel, mas não me atenho muito ao desenho, pois para mim o método de desenvolvimento que mais funciona são as experimentações e mock ups 3D.

Testo bastante o material e as possibilidades que ele oferece e construo modelos simples pra trabalhar formas e tamanhos. Tendo a ideia formada, faço um protótipo ou a peça pronta, dependendo do nível de complexidade.

Gosto muito de ir em lojas de materiais diferentes e comprar coisas que me inspirem, ou que pareçam ter potencial, às vezes elas ficam meses paradas, mas sempre acaba surgindo uma ideia diferente. Outro local que procuro inspiração é no Pinterest, adoro navegar e descobrir coisas novas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Luminária-estante;

FTC: E agora, o que vem pela frente?

Até o final de 2017 pretendo ter as 52 luminárias e seus respectivos vídeos prontos no canal, estou trabalhando também para a minha loja virtual crescer para sustentar financeiramente os projetos que já tenho em mente para 2018.

O maior deles acredito que vai ser a reforma e construção de todos móveis e decorações do meu futuro apartamento, pretendo me mudar até o final do ano e aos poucos montar ele, sempre compartilhando tudo lá pelo meu canal no youtube, claro!

Lustre pendente de mesa;

FTC: O que tem lido, ouvido, visto, quais são os artista preferidos no momento?

Meu canal preferido de DIY no Youtube é o Home Made Modern; Ben Uyeda, o criador faz diversos projetos, grandes e pequenos, mantendo um estilo contemporâneo, industrial e clean. Me identifico muito com a maneira de pensar e projetar dele e já aprendi muito com os seus vídeos, além disso acompanho o podcast que ele produz com mais dois criadores de conteúdo do youtube, o Modern Maker Podcast.

Do Brasil, gosto muito de assistir o canal do Youtube da Vanessa D’arte, que fala bastante de móveis de madeira e também do Paulo Biacchi, que te um estilo de edição muito interessante e ideias diferentes.

Os artistas que sempre me interessaram mais são aqueles que mexem com materiais e técnicas inesperados, como Ernesto Neto em suas instalações incríveis, o Abraham Palatnik com suas obras de movimentos estáticos e o Benjamin Shine e suas obras super expressivas de tule.

Luminária de cobre e gesso

UM VIDEOZINHO PARA TE INSPIRAR!

Curtiu? Confira nossa pasta exclusiva no Pinterest sobre o assunto, em parceria com a Nat!

Acompanhe Nat Dametto no YouTube, Pinterest, Facebook e Instagram. Confira também todos os produtos de sua loja online.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários