Imagem: 12

Foi-se o tempo em que as portas eram consideradas apenas parte da estrutura de uma casa. Elas se tornaram protagonistas e invadiram os ambientes com cores para decorar quartos, cozinhas, salas, escritórios e até banheiros de uma maneira ousada.

Mas uma coisa é fato: tanto a entrada de uma casa quanto os outros cômodos precisam delas limpas e bem cuidadas. Ninguém merece um ambiente com portas feias e desgaste. Por isso, em muitos casos, uma simples pintura já faz toda a diferença e deixa tudo renovado!

Recentemente, um efeito que tem se espalhado pela web e tomado conta de várias decorações mais modernas é a geometria. Ao ver as referências de algumas imagens, ficamos com a maior vontade de botar a mão na massa.

Depois de pesquisar muito sobre o assunto e ver que dá para criar facilmente portas geométricas, eis o nosso passo-a-passo explicadinho em parceria com a Tintas Killing, marca brasileira que está entre os dez maiores fabricantes de tintas do país.

Imagem: 12 

A boa notícia é que você não precisa contratar um serviço especializado para isso (ao menos que você queira e esteja disposto a pagar, claro). Em casa, com os materiais e tintas certas, você aprende a dar um upgrade na sua porta! Vem com a gente:

Imagem: 12

PORTA GEOMÉTRICA – MATERIAIS – VOCÊ VAI PRECISAR DE: 

-Fita crepe;

-Jornais, lona ou papelão para forrar o chão;

-Bandeja para pintura (compramos um kit pintura que facilitou bastante. Vem a bandeja, vários rolos e pincel, além da espátula para mexer a tinta);

-Tinta Killing, esmalte à base d’água nas cores branco, verde calipso e amarelo (você pode escolher a sua cor favorita no catálogo);

-Rolo de pintura pequeno, médio e grande;

-Pincel de cerdas macias para cantos e acabamentos;

-Luvas e máscara caso prefira usar;

A porta branca traz um destaque incrível, mas precisa de manutenção constante para manter a beleza. Infelizmente, ela ficar amarelada é um problema comum em muitas casas. Com o tempo, o branco vai sumindo e dando espaço para manchas aparentes, deixando-a com cara de velha e feia. Péssimo, não é?

Segundo especialistas, isso acontece por conta da umidade, pouca exposição à luz solar e o calor emitido por fontes de fogo. Porém, há diversos tipos de pintura e maneiras de realizar uma reforma de modo rápido e eficiente.

1) O primeiro passo foi usar o Equilibrium, o esmalte sintético base água da Tintas Killing, feito para pintar madeiras e metais. A tinta a base d’água é a mais difícil de amarelar!

É importante forrar todo o chão com lona, jornais e passar fita crepe nos acabamentos da porta. Antes de iniciar a pintura, use um pano úmido na porta para limpá-la. Faça um leve lixamento para quebrar o brilho e retire o pó. Caso prefira, você pode usar a chave de fenda para retirar maçanetas e outros objetos de trancamento;

2) Como a porta neste caso era fosca e branca, o processo de preparação foi rápido e prático. Ao abrir a lata de tinta branca, mexa com a espátula para ficar uniforme, dilua conforme a indicação e pegue o rolo. Coloque um pouco de tinta na bandeja. Passe o rolo na tinta e comece a pintar no sentido vertical.

Dica: se preferir, use luvas também, pois a tinta pode espirrar nas suas mãos. Use o pincel de cerdas macias para pintar cantinhos.

3) Terminada a primeira demão, espere secar por 5 horas para aplicar a segunda.

Dica: se você é ansioso – recomendamos que você se distraia com algo durante esse tempo. A gente quer ver como vai ficar e as horas realmente não passam! Não se apresse para passar a segunda demão antes da primeira secar.

Também não se assuste caso na primeira demão aparecer algumas “manchas”. Passe a segunda demão e espere secar por completo.

4) Após a secagem total da porta, é hora de definir o efeito geométrico! Não quer pintar ela toda? Mantenha as partes protegidas com fita crepe para que a tinta não fixe. Neste caso, decidimos pintá-la metade de verde calipso e a lateral com um toque de amarelo!

O primeiro passo aqui então é usar uma trena para fazer a demarcação do desenho e cobri-lo com a fita crepe para a tinta não extravasar. Você também pode usar um giz ou um lápis para fazer a reta, porém terá que apagar depois para não ficar a marca.

5) É hora de mexer as outras latas de tintas coloridas Killing para iniciar o efeito geométrico na porta! Prepare a cor escolhida de acordo com as instruções da embalagem. Isso vale sobretudo quanto à quantidade de demãos para que haja uma boa fixação.

Apesar de ser um esmalte para metais e madeiras, a Kisacril Premium não tem muito cheiro forte e se espalhou super bem pela superfície!

6) Use a bandeja e comece a aplicação com o rolo; A melhor forma de pintar a porta é no sentido vertical. Para cantos e batente, use pincel ao invés do rolo. Passe por toda superfície a primeira demão da tinta e espere secar por 5 horas.

7) Dada a primeira demão da cor escolhida, é hora de pintar de amarelo a lateral da porta!

Com cuidado para não esbarrar na tinta fresca, passe a tinta amarela com a ajuda de um pincel.

Se quiser deixar mais homogêneo após o uso do pincel, use um rolinho pequeno.

8) Após a secagem da 1ª demão da tinta verde e amarela, é hora da segunda!

Depois disso, espere mais 5 horas ou até a secagem total. Remova a fita crepe com cuidado e instale a maçaneta e demais adereços caso tenha tirado para a pintura.

9) Pronto! Sua porta geométrica de madeira está linda e renovada! Depois de dar todas as demãos e a porta ter ficado uniforme, tire os jornais, a fita crepe e a lona e dê o acabamento final com o pincel nos cantinhos e outros lugares que precisam de retoque.

O que não fazer na hora de pintar uma porta de madeira:

-Aplicar a tinta de uma vez sem esperar secar ou fazer o pré-tratamento necessário. O aspecto fica manchado e desleixado;

-Pintar as laterais sem avaliar se irá aumentar a dimensão e impedir a porta de fechar (sim, isso acontece bastante!);

-Não usar fita crepe para proteger a maçaneta ou locais onde a tinta não deve entrar;

-Pintar sem seguir as recomendações da embalagem;

10) Hora de dar um “up” no resto do banheiro também! Já que o ambiente era 100% branco, a porta geométrica verde ganhou paredes coloridas e acessórios para decorar!

Para mudar o ambiente completamente, pintamos o banheiro de cinza e de verde petróleo. Penduramos quadros na parede.

E usando a mesma tinta amarela da lateral da porta, pintamos uma bandeja de MDF e a revestimos com espelhinhos (você os encontra em lojas de artesanato ou armarinhos). Ideia bacana e super econômica!

A bandeja ganhou plantinha, um difusor de cheiro e uma vela super moderna.

11) Agora é só curtir sua nova decoração e ser feliz! Olha a diferença que uma simples tinta boa pode fazer em um ambiente!

Curtiu? Confira mais dicas de décor no site da Tintas Killing. Acompanhe a marca também nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

Quer mais inspiração? Siga nosso board exclusivo PORTAS no Pinterest!

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários