Além de nos conectarem com a natureza, elas ajudam a trazer mais verde para casa, dão vida para a decoração e tem diversos poderes. Sim, as plantas podem curar e até purificar o ar, sabia?

Por aqui, já falamos bastante sobre o poder que as plantas tem na vida das pessoas. São ótimas as sensações que elas trazem para dentro de casa e que vão muito além da estética e da decoração. Plantas oferecerem beleza sim, mas também perfume, relaxam, boas energias, purificam o ar e podem até nos deixar mais concentrados. Em troca pedem pouco: água, sol e um pouquinho da sua atenção.

Aliás, esse tempo e atenção dedicado às plantas pode se transformar em uma forma de terapia. É comprovado que sujar-se de terra é um antidepressivo natural, segundo esta pesquisa da Universidade do Colorado. Pensando nisso, fizemos uma listinha para você se inspirar e ter criar uma mini floresta no seu lar! Confira:

1 – Plantas são incríveis para decorar

Ok, esse é o primeiro motivo que as pessoas levam em consideração ao ter plantinhas em casa. Espalhadas em diversos ambientes são ótimas para decorar: elas enchem os diferentes cantos com suas formas, cores e texturas exclusivas desenhadas pela natureza.

“-Ah, mas eu não tenho tempo e nem vocação pra cuidar de plantas!” Pois saiba que existem muitos tipos que se adaptam de acordo com o seu estilo de vida. Depois que você começa a ter plantas em casa, é difícil parar.

O mais legal é que ao decorar, você tem a liberdade de criar vasos diferentes e originais, como esses cactos e suculentas em xícaras, ou essa plantinha em uma cabeça de boneca!

2 – Plantas são cheirosas

Plantas podem liberar cheiros que relaxam, que evocam memórias e que naturalmente trazem um maior bem estar. A ligação entre o sistema olfativo e o cérebro é tão grande, que a reação é imediata.

Uma ideia legal é pensar qual cheirinho te traz uma sensação positiva e daí apostar em um vasinho próximo à janela, cozinha ou banheiro. Quer algumas dicas? Lavanda, jasmim, limão, alecrim, camélia, hortelã, todas essas plantas exalam grandes aromas.

3 – Plantas purificam o ar

Há plantas e flores que purificam o ar da casa, melhoram a qualidade do sono, o nosso bem estar e o dia a dia. A descoberta é do final dos anos 80, quando a NASA se juntou com profissionais de diversas áreas para criar o estudo. A pesquisa garante que as espécies comuns testadas filtram poluentes, produtos químicos tóxicos, compostos orgânicos voláteis, além de gerar oxigênio, ajudar na umidade e absorver os gases nocivos à saúde.

Certas plantas são até eficazes na remoção do benzeno, amoníaco, formaldeído, tricloroetileno e xileno, e podem ter efeitos benéficos, ajudando as pessoas a não terem dores de cabeça e irritação nos olhos, por exemplo. Aposte nessas 10 espécies!

4 – Diminuem os barulhos e a temperatura dentro de casa 

Sim, as plantas contribuem para diminuir o barulho e abaixar a temperatura dentro de casa. Folhas e árvores, por exemplo, filtram os raios do sol e podem canalizar os ventos, além de amortecer os ruídos com a absorção das ondas sonoras.

Muros com trepadeiras e heras, corredores de plantas, arbustos perto das janelas e até telhados feitos de forração, são barreiras naturais acústicas e do calor. O jasmim-estrela, a glicínia, a tumbérgia, a unha-de-gato, a madressilva são ótimas para isso, têm uma folhagem densa, crescem rapidamente e são fáceis de cuidar.

Esse coworking em Portugal, por exemplo, usou mais de mil vasos como uma ferramenta para melhorar esses problemas e aumentar o bem estar durante o trabalho das pessoas que dividiam o espaço. Legal, não?

5 – São ótimas para a alimentação e o corpo (cultivo de temperos e ervas)

Já pensou em ter ervas e temperos fresquinhos na cozinha, e poder colher apenas o que vai usar? Uma mini horta em casa pode facilitar muito nessa hora! Aqui, você encontra algumas ideias criativas para fazer isso acontecer e um guia básico de como cultivar temperos.

Vale a pena investir em manjericão, cebolinha, erva cidreira, hortelã, salsinha, e até remédios naturais, como a aloe vera, bons aliados na hora de uma alimentação mais natural e cheios de nutrientes para o corpo. Além disso, uma mini horta ainda decora, poupa tempo e dinheiro!

6 – Com plantas em casa, você fica menos doente

Plantas e flores melhoram (e muito!) a umidade do ar: aproximadamente 97% da água absorvida por elas é devolvida para o ambiente. Isso significa que elas liberam umidade por sua transpiração e ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

Ao umidificarem o ar, diminuem alergias e outras doenças respiratórias. Segundo um estudo norueguês, plantas no ambiente de trabalho também ajudam a reduzir resfriados, dores de cabeça e de garganta em até 30%.

7 – Plantas são terapêuticas

O verde é a cor do meio do espectro, é considerada a cor do equilíbrio e é vista como refrescante, pura e natural. Na realidade, o verde tem o poder de promover a concentração e de aliviar sentimentos negativos e de estresse.

É por isso que hospitais possuem salas verdes: o tom é associado com tranquilidade, além de descansar os olhos. Segundo uma pesquisa nos Estados Unidos, pacientes relataram menos dores e ansiedade enquanto tinham plantas em seus quartos.

Isso significa que o ritual de cuidar de uma plantinha – regar, mexer na terra, podar, ou apenas ter a sua companhia, pode se transformar em um momento de paz na rotina, acalmando a alma.

8 – Com elas, aprendemos a ter paciência e aceitar os ciclos da vida

O ritmo certo, a responsabilidade sobre um outro ser, seu crescimento, valorizar mais o meio ambiente e o mundo ao seu redor: com um simples vasinho podemos aprender muito. Ficamos felizes quando a orquídea dá flor, quando a samambaia brota, quando o feijão plantado no algodão nasce (nostalgia!).

Com as plantas aprendemos que temos que respeitar os ciclos da natureza, ter paciência (afinal, a planta cresce em seu tempo), que depois que suas folhas caem há sempre a sua renovação. Elas também são uma ótima metáfora para ensinar esses princípios para as crianças.

9 – Plantas relaxam e trazem paz 

Segundo estudos da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, as pessoas se sentem mais energizadas e revitalizadas após passarem, ainda que apenas um pouco de tempo, junto da natureza. Manter esse contato com o verde é uma das melhores formas de relaxar. Cuidar de plantas ou apenas estar envolto por elas nos ajuda a renovar as energias. Por isso, tê-las em casa é uma boa dica para quem não tem tempo de passear em jardins ou parques da cidade.

Tudo o que você precisa é do verde presente nos ambientes ou de flores com pétalas coloridas, como as violetas roxas. A cor também é tranquilizante e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo. A explicação é científica: como resultado, os níveis de energia aumentam e o cérebro recebe mais oxigênio, dando aquela ótima sensação de bem estar.

10 – Plantas são boas para a mente 

Você passa o dia todo no computador e o estresse começa a pegar. O que fazer? Observar folhas verdes após horas com os olhos cansados pode ser uma boa pedida, já que o tom é percebido pelo cérebro como suave, aliviando a tensão ocular. Outro estudo nos EUA mostrou que, após passar uma hora em contato com a natureza, o desempenho da memória aumenta 20%.

Quando você vê uma planta, inconscientemente já fica mais tranquilo: o contato permite que o cérebro abstraia a tensão com maior facilidade, relaxando a mente.

11 – Te deixam mais concentrado, produtivo e feliz no trabalho

Você acha que as plantas não têm influência sobre o humor? Um estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que o verde pode ter grande efeito sobre a felicidade no trabalho. A pesquisa envolveu 450 colaboradores: aqueles que tinham plantas no escritório se mostraram mais satisfeitos em comparação com os que não tinham vasos ao redor.

Um estudo do Royal College of Agriculture descobriu ainda que alunos prestavam 70% mais atenção quando estavam em um ambiente com plantas.

Em um experimento nos EUA, pessoas em salas com as plantas realizaram suas tarefas no computador em 12% menos tempo que um grupo que não possuía verde.

São três fatos diferentes, mas que juntos não há do que duvidar. Então saiba: se você precisa de dicas para melhorar seu estresse no trabalho, tenha um vaso em cima da mesa. Ele pode te ajudar a respirar fundo e acalmar.

12 – Plantas inspiram criatividade

Quem nunca teve um bloqueio criativo? Pois é. Saiba que observar as cores, aromas e texturas da natureza pode abstrair a sua mente, a manter livre dos problemas, deixando a energia fluir melhor e ajudando a pensar em soluções.

Sim, folhas verdes e coloridas trazem muita inspiração e energizam tudo o que há ao redor. A natureza é pura criatividade!

Quer mais ideias de como usar as plantas no seu dia a dia? Inspire-se com o nosso board exclusivo em parceria com o Pinterest. Chegou a hora de começar o seu projeto verde!

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários