follow-the-colours-cartagena-12

Ares caribenhos, construções coloniais, frutas tropicais e cores vibrantes. Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, na Colômbia, tem um pouco de tudo isso – e muito além. A arquitetura europeia em terras latinas torna a cidade especialmente única e charmosa. Cartagena é o resultado da diversidade de povos que a construíram: nativos, africanos e europeus – em especial espanhóis, que colonizaram a região, e ingleses.

follow-the-colours-cartagena-1

A melhor maneira de conhecer a cidade é visitando seu belo centro histórico a pé, se deixando perder entre seus casarões antigos com amplos pátios interiores, praças que misturam o burburinho das conversas de locais e turistas, uma infinidade de igrejas, museus e restaurantes que oferecem opções regionais e internacionais.

follow-the-colours-cartagena-3

follow-the-colours-cartagena-14

O centro histórico, conhecido como cidade amuralhada, é cercado por uma muralha que serviu de defesa para a cidade entre os séculos XVII e XVIII e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984. Caminhar por ali observando o mar do Caribe é uma ótima pedida para um final de tarde.

follow-the-colours-cartagena-7

follow-the-colours-cartagena-6

Cartagena é também conhecida por ter sido o cenário de obras do Nobel de Literatura Gabriel Garcia Márquez. Quem conhece a história de O Amor nos Tempos do Cólera, certamente irá se encantar ao visitar os locais que inspiraram o romance, como o Portal de los Dulces – o Portal dos Escrivões, na ficção –, onde se encontraram os protagonistas da obra. No local, a dica é satisfazer o paladar com a grande diversidade de doces tradicionais à venda.

follow-the-colours-cartagena-21

Doces no Portal de los Dulces

follow-the-colours-cartagena-2

Cartagena das Índias Colômbia dicas

Quem tem interesse em descobrir mais sobre a Cartagena de Gabo pode fazer um roteiro organizado pela Universidad Tecnológica de Bolívar e a Empresa Administradora de Recursos Turísticos Patrimoniales. O passeio A Cartagena de García Márquez – Histórias reais e imaginárias é realizado através de audioguia e pode ser contratado na Tierra Magna. A empresa também oferece tours especiais sobre o Castelo de San Felipe, a baía e o centro da cidade.

Visão da cidade do Castelo de San Felipe

É possível encontrar as deliciosas frutas da região por todo o centro histórico da cidade

follow-the-colours-cartagena-8

As praias de Cartagena reúnem muitos turistas, mas as mais belas estão mais afastadas da cidade, como a Playa Blanca e as praias das Ilhas Rosário. No bairro Bocagrande há muitas opções de empresas turísticas que oferecem tours de um dia para esses locais.

Quem quiser uma viagem com mais aventura pode ir também até o Parque Tayrona, um paraíso caribenho a aproximadamente 230 quilômetros de Cartagena. Para aproveitar o mar de águas cristalinas com calma por lá, a dica é pernoitar por pelo menos duas ou três noites em barracas ou redes (há opção de aluguel no parque).

Frutas frescas na Playa Blanca

follow-the-colours-cartagena-11

Entre as muitas descobertas e passeios especiais possíveis em Cartagena, essas são algumas dicas do que, com certeza, você não deve deixar de fazer por lá:

-Tomar o legítimo café colombiano, que é um dos melhores do mundo;

-Comer as deliciosas saladas de frutas vendidas nas ruas;

-Visitar o Castelo de San Felipe de Barajas e seus famosos túneis;

-Conhecer outros pontos turísticos importantes: convento La Popa, Catedral de San Pedro Claver, Torre del Reloj, praças e igrejas;

-Caminhar sem pressa pelas ruas estreitas da cidade amuralhada;

-Se banhar nas águas cristalinas do mar do Caribe;

-Beber os sucos naturais de frutas exóticas da região, como o lulo, tomate de árbol e a deliciosa limonada de coco;

-Descobrir os diferentes sabores das comidas típicas, como as arepas, arroz de coco e patacones;

Suco de lulo e limonada de coco

follow-the-colours-cartagena-17

E você, tem mais sugestões de passeios em Cartagena? Deixe seu comentário!

Fotos © Stephanie D’Ornelas. 

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários