Se você adora o visual das fotos da Instax, mas não tem orçamento para comprar uma câmera Polaroid, ou mesmo uma impressora fotográfica portátil, então esta solução DIY é para você! 

As Polaroids têm sido um clássico entre fotógrafos profissionais e pessoas que amam tirar fotos apenas por diversão, desde que se tornaram populares na década de 1970! Elas surgiu em 1944 quando Edwin Land foi questionado por sua filha de 3 anos por que não podia instantaneamente ver a foto que tinha acabado de tirar dela. Seu pedido levou à criação da Polaroid Land Camera em 1948. A invenção da fotografia instantânea pela Polaroid criou uma nova linha de negócios que não apenas vendia câmeras. A empresa cobrava cerca de US$ 1 para cada folha de papel revestido que se transformava em uma fotografia diante dos olhos das pessoas e as vendas de filmes produziram enormes margens de lucro, sem nenhum concorrente para fazer nada a respeito.

Mas hoje não dependemos só dessa tecnologia para termos uma foto em estilo Polaroid. Atualmente é incrivelmente simples fazer suas fotos terem este efeito sem nunca ter tocado em uma câmera! Trouxemos então um tutorial de como fazer suas fotos parecerem Polaroids sem uma câmera usando o Fotor, um editor de fotos online (com muitas features gratuitas) disponível para todas as plataformas. O legal é que depois você pode usá-las na decor da sua própria casa, ou postar online! Vamos lá:

1. QUAL O TAMANHO DE UMA FOTO POLAROID?

Saber o tamanho da sua foto é importante pois há uma parte “interna” e uma parte “externa” que é o traz efeito da borda Polaroid. Existem também vários tipos de formatos e tamanhos da imagem Polaroid, então vamos falar sobre as 3 mais populares! Tenha em mente que o editor de fotos que estamos trabalhando aqui – o Fotor (onde vamos criar a moldura) pode criar um efeito Polaroid usando qualquer foto de qualquer tamanho, ok?

  • ÁREA INTERNA

A área interna da foto do filme Polaroid 600 tem 3,0625 x 3,125 polegadas. Se olharmos, vamos perceber que a área da foto é ligeiramente mais alta do que comprida. Se você estiver usando um filme Instax para criar o efeito, ele terá 61×61 milímetros para o tamanho “quadrado”, e 61×46 milímetros para o tamanho “mini”.

  • O QUADRO INTERNO 

A moldura externa de uma Polaroid é o que chamamos a borda branca em torno da foto. O tamanho de um efeito Polaroid completo, incluindo o quadro, do filme Polaroid 600 padrão, é de 3,4 x 4,2 polegadas. Uma foto Instax Polaroid tem 46×62 milímetros para o Mini e 62×62 milímetros para o Square.

2. COMO FAZER AS FOTOS PARECEREM POLAROID USANDO EFEITO ONLINE?

A seguir, vamos ver como editar uma foto para ficar parecida com uma Polaroid usando os efeitos fotográficos em apenas alguns passos simples!

Primeiro, abra o Fotor e adicione a foto que deseja transformar. Você pode fazer isso arrastando e soltando sua foto diretamente no painel ou indo em ‘Abrir’ e escolher onde seu arquivo está localizado.

Agora que nosso arquivo foi carregado, vamos ajustar a foto ligeiramente, em cortar e escolher ‘Quadrado’ – caso a foto não esteja neste formato. Fotos quadradas funcionam muito bem com o efeito de câmera Polaroid, no entanto, você pode escolher qualquer um que preferir. Em seguida, siga o corte com um pouco de brilho na foto, indo para o ‘Ajuste Fino’ e aumentando a Exposição para 14 e os Destaques para 100. Finalmente, adicionamos um efeito de foto Polaroid! Existem dezenas de molduras diferentes para escolher, então vamos dar uma olhada na ‘Moldura Simples’.

Primeiro, vamos fazer uma simples moldura Polaroid tradicional acessando ‘Molduras’ e depois ‘Polaroid’. Isso lhe dará a borda clássica da Polaroid e uma área de legenda. Vamos definir nossas configurações para ‘Outer Size 100′ e ‘Caption Size 200′. Você pode alterar a cor da ‘Outer Color’ para cinza claro para que o quadro ainda se destaque mais quando colocado em fundos brancos. No entanto, se você não for colocá-lo em um fundo branco, uma moldura branca é uma opção ainda melhor (foi o que fiz) e te dá o efeito clássico das imagens!

A foto que usei foi tirada por mim em Riga, na Letônia. Então, vamos dizer que eu quero colocar letterings e um adesivo. Você também pode experimentar coisas como cantos arredondados. Eu mantive o meu definido como 0 para esta imagem. Se você quiser uma borda ainda mais espessa, pode simplesmente dobrar o efeito repetindo as etapas acima, o que lhe dá ainda mais espaço para texto e adesivos. Por fim, é só fazer o download para o seu device.

PRONTO!

Legal, não? Curti bastante o efeito! Apliquei aqui a foto em um fundo colorido para vocês verem o resultado!

3. USAR MOLDURAS VINTAGE

O app também permite criar um antigo efeito de Polaroid nas fotos. Você pode criar um efeito de ‘filtro’ Polaroid vintage usando as mesmas etapas acima, exceto que desta vez, é preciso clicar na categoria ‘Molduras Vintage’. Escolha a sua e clique em Aplicar para salvar sua foto com o efeito. Como sempre, há várias opções para escolher, incluindo bordas vintage, retro e estilo dos “anos 90”! Usando outra foto de exemplo, ficaria assim:

4. COMO ADICIONAR ADESIVOS, TEXTOS, FITAS, AO SEU EFEITO POLAROID

Agora, é a hora divertida: dá para preenchê-lo com adesivos, padrões. A melhor parte de uma Polaroid é todo o espaço livre para adicionar seus próprios toques especiais. Você pode encontrar adesivos e ilustrações, todos prontos para usar na guia Adesivos. Adicione tiras de fita adesiva e outros pequenos desenhos, mude sua cor, ajuste o tamanho, enfim, este é o momento de ser “perfeitamente imperfeito!” e brincar. Coloque adesivos em camadas, desenhos, texturas, padrões e outros pequenos esboços, bem como suas citações favoritas.

5. COMO CRIAR UMA COLAGEM COM SUAS FOTOS

Bom, você tem algumas fotos e quer exibí-las agora. Que tal criar uma colagem de fotos? É mais fácil do que você imagina e não requer o Photoshop. Basta aplicar essas técnicas em todas as suas fotos usando o que discutimos acima. Eu sugiro deixá-las todos em formato quadrado, porém não é necessário. Baixe e salve todas as fotos em uma pasta fácil de encontrar!

Em seguida, escolha Design no Fotor e escolha a tela que melhor atende às suas necessidades. Agora, escolha um plano de fundo na guia Plano de fundo. Dica: Cores mais escuras funcionam bem com Polaroids brancas! Finalmente, posicione e dimensione todas as suas Polaroids na tela! Conclua as coisas indo para a guia Adesivos e encontrando peças divertidas, adesivos e rabiscos para adicionar sua colagem Polaroid. E pronto!

O QUE FAZER COM AS SUAS FOTOS POLAROID?

Há muitas coisas que você pode fazer depois com as Polaroids, inclusive decorar a sua casa com as fotos! Aqui estão apenas algumas ideias:

1. Moldura de guirlanda de fotos: Você pode criar uma moldura de guirlanda de fotos usando apenas uma madeira e um fio ou barbante com prendedores de roupa.

2. Fairly Lights Polaroid Garland: Você pode usar luzes de fadas para criar uma guirlanda de fotos junto com as luzes de fadas, adicionando brilho extra às suas fotos!

3. Use-as no Scrapbooking: experimente comprar um Sketchbook e colar suas fotos Polaroid nele, dê alguns toques finais, faça pequenos esboços divertidos ou escreva algumas de suas citações favoritas que combinem com as fotos! Faço meus cadernos de viagens assim e são ótimas memórias para lembrar dos lugares que visitei, depois ao imprimir as fotos e destacá-las nos diários.

Curtiu? Mostre o resultado para a gente!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários