A felicidade pode ser localizada. Não exatamente por GPS, mas por características dos ambientes. Sim, o ambiente em que nos encontramos pode influenciar em quão felizes, produtivos ou criativos somos. E, não, não estamos falando aqui da técnica milenar chinesa, feng shui, mas sim dos estudos da designer e ex-CEO da IDEO, Ingrid Fetell Lee.

Ingrid escreveu um livro recentemente que afirma que nós podemos encontrar a alegria nos ambientes também, além de em nós mesmos. Em Joyfull, ela nos dá dicas de como um espaço pode interagir e nos influenciar e como podemos fazer com que sejam mais agradáveis.

Depois de pesquisas cientificas, entrevistas extensas e moodboards, Ingrid chegou à seguinte conclusão: existem processos estéticos que podem trazer a sensação de alegria e conforto para nós. Coisas como energia, abundância e magia podem fazer com que ambientes simples se tornem acolhedores. Seguem aqui algumas dicas da autora:

Ingrid revela como podemos intensificar nosso ambiente para viver vidas mais plenas, saudáveis e cheias de alegria

A ENERGIA DOS AMBIENTES

No primeiro capitulo de Joyfull, a autora afirma que acrescentar luz e cores vibrantes à um espaço pode fazer muita diferença.

Se o objetivo é aumentar a criatividade, é importante que o ambiente dê um novo sentido à abundância. Materiais que contribuem para seu trabalho expostos podem garantir isso. Um exemplo: um artista deve ter pincéis e tintas à vista sempre.

A harmonia do lugar também é importante para garantir a produtividade ou o “flow mode”. Por isso, exponha materiais importantes, mas também mantenha o local sempre limpo e organizado. Expor peças não significa bagunça ou amontoar tudo.

Lugares mais abertos ou com vãos livres dão a sensação de liberdade. Trazer um pouco de natureza para dentro de casa também pode ajudar nisso. Cuidar de plantas reduz o stress e existem pesquisas que afirmam que a cor verde é associada à criatividade.

PARA SABER MAIS:

Livro físico: Joyfull

E-book pela Companhia das Letras: As Formas da Alegria (O surpreendente poder dos objetos)

Imagem: @sarahjrobertson/Via @aestheticsofjoy

“Este livro vai ajudá-lo a descobrir com quais estéticas você se identifica mais, como incorporá-las no seu cotidiano e como aumentar seu bem-estar e melhorar sua saúde mental com mudanças simples nos espaços que você ocupa.” 

PALESTRA DA INGRID – ONDE A ALEGRIA SE ESCONDE E COMO ENCONTRÁ-LA 

 

Jornalista, pós-graduanda em Práticas Contemplativas e Mindfulness pela PUC-Rio. Aquariana, viciada em café e podcast, acredita na humanidade mas tem fortes dúvidas sobre Deus.

Gabriela Pimenta – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários