Nossa casa precisa ser também um lar e esses dois termos têm uma grande diferença. Um lar te acolhe e te traz conforto, é aconchegante. Nesta quarentena, muitas pessoas passaram a ter uma nova relação com a casa e entender melhor os ambientes. Isso inspirou, inclusive, um desejo de mudança: segundo uma pesquisa do grupo Consumoteca, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração de casa desde o início do isolamento social.

Mas com o orçamento apertado e a crise que o Brasil e o mundo estão enfrentando, às vezes fica difícil montar uma decoração que exija um maior investimento. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas de como é possível criar uma decoração aconchegante e afetiva gastando pouco. Confira!

REAPROVEITE PEÇAS ANTIGAS NOS LUGARES CERTOS

A sensação de aconchego também está muito ligada ao valor emocional das coisas. Uma estante antiga ou aquela cristaleira em desuso pode se tornar a protagonista da sua sala, trazendo um ar de aconchego. O mesmo vale para alguma mesa ou cômoda, por exemplo. Peças antigas reformadas e reaproveitadas também são ótimas para isso e, além de carregarem histórias, contribuem para deixar a casa mais convidativa.

TEXTURAS E CORES

Conversamos com a personal organizer do SweetestHome, Raíssa Alvarez, e ela nos contou que trabalhar diferentes texturas e cores são excelentes formas de tornar o ambiente mais gostoso de habitar. “Almofadas nos sofás e mantas de diferentes materiais e texturas, contrastando com um tapete, por exemplo, trazem um ar realmente de aconchego ao ambiente quando bem combinados, porque você preenche o espaço com diferentes camadas”.

Segundo ela, as cores dos móveis, do ambiente e acessórios também influenciam no aspecto dos cômodos. “Na dúvida, opte por tons pastéis e cores mais frias, que trazem uma sensação de calma e leveza, o que também dá mais abertura para decorar o ambiente sem pesá-lo demais”, explica.

ITENS PESSOAIS

Esse bem-estar também está relacionado com itens que te deixam feliz e confortável. Para isso, ter na decoração itens que remetem a boas memórias faz toda a diferença. Seus livros preferidos podem decorar a mesinha da sala. Já uma composição de fotos de momentos marcantes com quem você ama podem fazer parte da decoração de uma parede. Aquele item que você comprou numa viagem é cheio de histórias. Toda essa atmosfera de lembranças vai deixar seu ambiente muito mais personalizado, com certeza.

PLANTAS E FLORES

Além de serem uma grande tendência de decoração, as plantas e flores trazem vida e alegria para a casa. Muitas delas ainda ajudam na qualidade do ar. Já mostramos aqui no site como diversas opções são perfeitas para os ambientes e demandam poucos cuidados.

ILUMINAÇÃO

A iluminação faz toda a diferença em qualquer local da casa. As luzes amarelas, por exemplo, são perfeitas pois trazem uma maior sensação de calor ao espaço. Além da iluminação central, abajures e luminárias podem dar ainda mais contraste e deixar o seu cantinho ainda muito mais agradável! 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários