Além da funcionalidade da peça, o modelo dos anos 50 é atemporal, versátil e pode ser empregado em diferentes ambientes contemporâneos, românticos e até industriais

O espelho redondo pode ser utilizado em diferentes cômodos, como nesta sala reformada pela Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci

Na arquitetura de interiores, alguns elementos caem nas graças de arquitetos e designers de interiores que estão de olho nas tendências. O espelho Adnet é uma dessas peças que conquistaram espaço dentro dos projetos, fazendo bonito em banheiros, lavabos, halls de entrada e até mesmo como elemento de destaque em salas. O modelo Adnet é um espelho com design redondo, envolvido por uma alça, que pode ser pendurada em diferentes cômodos, garantindo uma atmosfera mais atual e refinada.

A história deste ícone do design é datada em 1950 e foi idealizado pelo arquiteto e designer francês Jacques Adnet, que teve seu trabalho consolidado mundialmente devido as combinações incomuns para a época, que misturavam metal, vidro e couro. A parceria do profissional com a grife Hermès rendeu ao Espelho Adnet, um item com desenho inovador e sofisticado, a possibilidade de ser replicado em projetos de diferentes estilos, desde o contemporâneo até o industrial.

Os profissionais Júlia Guadix, à frente do Liv’n ArquiteturaRoberta Iervolino Giglio, da Figa ArquiteturaCarina Dal Fabbro, do escritório que leva seu nome, Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, e Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura, mostram a admiração pelo espelho Adnet e alguns de seus projetos assinados por eles. Confira:

1 – SALA DE ESTAR

Espelho na sala de estar com projeto da Liv’n Arquitetura | Foto: Guilherme Pucci

Na sala de estar com décor industrial, o ambiente realça o tijolinho aparente, o concreto do teto, os conduletes da elétrica e a presença marcante do azul. Fã do espelho Adnet, a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, o posicionou no cantinho de leitura, em uma composição com a mesa lateral de madeira com pés de metal, transformando a parede que separa os amplos janelões do apartamento. “Escolhi o estilo por acompanhar a mesma referência do industrial presente no décor. Sua estrutura metálica preta se repete na mesa lateral, nos vasinhos abaixo dele e em diversos outros elementos do projeto. A tira de couro também conversa com mesmo material da poltrona da entrada e reforça a conexão entre os elementos”, revela Júlia.

2 – LAVABO

Lavabo ganha um elemento orgânico no projeto da Figa Arquitetura | Foto: Thiago Travesso

Neste lavabo, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura, optou pelo espelho Adnet que, além de garantir o reflexo, também serve como item decorativo. “É uma forma charmosa e prática de aplicar o espelho, pois é preso como um quadro e enfeita como tal também. Indico sempre usar em ambientes pequenos, como lavabos, que criam um charme mega especial”, diz a arquiteta Roberta.

3 – PENTEADEIRA

Penteadeira com o espelho Adnet no projeto de Carina Dal Fabbro | Foto: Thiago Drummond

Com sua veia versátil, o item marcou presença na penteadeira projetada no dormitório do casal e assinada pela arquiteta Carina Dal Fabbro. Em um projeto com tons claros e design reto dos móveis e objetos decorativos, ele promoveu um contraponto com o formato arredondado do Adnet. “Sem dúvidas, o espelho propiciou um visual mais leve e charmoso para acompanhar o cantinho que executamos especialmente para a moradora”, diz Carina.

4 – QUARTO

Detalhe especial no quarto assinado por Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

Com uma atmosfera mais romântica e moderna, a arquiteta Cristiane Schiavoni apostou numa decoração composta por elementos como o painel de madeira claro, bem como a marcenaria, e o papel de parede com estampa em verde claro. Na área do skincare e maquiagem da cliente, o espelho Adnet seguiu a proposta de leveza para o ambiente.

5 – BANHEIRO

Banheiro com toque masculino reformado por Bruno Moraes | Foto: Luis Gomes

Na pequena bancada do banheiro, Bruno Moraes realizou um mix entre o formato redondo do espelho Adnet e a cuba. O tampo foi executado em granito cinza absoluto e o gabinete recebeu acabamento em madeira freijó, resultando em mais aconchego. As paredes foram pintadas de cinza claro e os acessórios seguem a mesma paleta, em sintonia com toda a decoração.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários