2020 ficou marcado pela frase “fique em casa”. E a pandemia, com certeza, influenciou e continuará a influenciar muitas tendências de design para os anos seguintes. Como cada marca lança sua “cor do ano” para inspirar os consumidores a renovarem a casa, este ano não foi diferente. Para 2021, teremos paletas de cores e combinações que podem aparecer em um ambiente inteiro ou apenas em detalhes e objetos para compor aquela decoração dos sonhos.

Esses tons não são escolhidos à toa, mas considerando a análise de vários profissionais do mundo todo. Para chegar à seleção, os especialistas vasculham referências em busca de novas influências. Como especialmente tivemos a Covid-19 e todas as mudanças que vieram com ela, isso com certeza foi um grande fator mundial de mudanças. Pensando nisso, listamos aqui as cores de 2021 escolhidas pelas principais marcas de tinta. Confira:

SHERWIN-WILLIAMS – BRONZE CONECTADO

Um bronze sofisticado e aconchegante, a cor do ano da Sherwin-Williams inspira todos a encontrar um santuário em qualquer espaço. A cor mantém a mente calma e estável com seus laços com o mundo natural.   É ideal para transmitir sensação de conforto sendo ideal em quartos, salas de estar e tocas, ou concentração tranquila em escritórios domésticos.

“A casa se tornou o refúgio definitivo do mundo, e a cor é uma maneira fácil e eficaz de criar um paraíso pessoal”, disse Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-Williams. “Bronze Conectado encoraja você a criar um espaço santuário para reflexão e renovação conscientes.”

A cor é reconfortante, vinda da natureza, para trazer uma sensação de relaxamento e serenidade, complementa Patrícia: “Também há segurança em seu sentimentalismo, com laços nostálgicos com o design dos anos 70 e 90, mas com tons de cinza que dão um toque moderno distinto.”

Ousado e discreto ao mesmo tempo, Bronze Conectado é o novo neutro que pode ser usado em qualquer lugar da casa, dentro ou fora. É ótimo para ser complementado com materiais naturais como acabamentos em madeira, detalhes em pedra orgânica ou tecidos e uma variedade de metais mistos para criar um espaço sereno.

Para designers e outros profissionais, o design biofílico continuará a desempenhar um papel importante nos espaços comerciais. Enraizado na natureza, Bronze Conectado é uma cor de destaque ideal que fundamenta um espaço por meio do apelo orgânico.

SUVINIL – MEIA LUZ

A cor do ano da Suvinil é uma alusão ao pôr-do-sol e propõe um elo entre os sonhos e a realidade. Resgate, consciência e conexão é o tripé de inspiração para as cores de 2021 da marca. Com um mergulho intenso ditado pelo distanciamento social e, com ele, uma montanha-russa de sentimentos que passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, “Meia-Luz” vem como um antídoto, a escolha para iniciar um ciclo de mudanças.

Assim, lembrando momentos de pausa, respiro e contemplação, “Meia-Luz” representa um lugar entre mundos: Dia e Noite, Céu e Terra, Real e Virtual, Antes e Depois.

Quarto de hóspedes reformado pelo Apartamento 203 traz a cor Meia Luz e cinco elementos principais: madeira, metal, linho, branco e tons de rosa. 

Trata-se de uma cor inspirada no pôr-do-sol, esse ícone que tomou as redes e virou inspiracional, trazendo a natureza para a nova rotina dentro de casa. Todo mundo parou alguma vez durante essa pandemia para ver o pôr do sol. Elegemos Meia-Luz como a cor do ano 2021 porque estamos nesse processo de transformação. Nos percebemos em um lugar de transição e estamos entre o que já foi e o que ainda será. Meia-Luz fala sobre otimismo, coragem e a contemplação da vida e de suas novas roupagens e formatos, para que possamos esperançar e alcançar um futuro melhor e mais equilibrado para nós como indivíduos e, principalmente, para o planeta. Com seu caráter mutável, ela fala sobre nós: não somos apenas uma coisa, não sabemos para onde vamos, mas sabemos que queremos ser felizes. Seja nas paredes de nossos quartos ou salas, ateliês ou despensas, jardins ou corredores, a nossa cor de 2021 nos lembra que podemos carregar nossos sonhos para onde quer que andemos”, comenta Juliana Hosken, Diretora de Marketing da Suvinil.

TINTAS CORAL – PEDRA ESCULPIDA

Estimulante e ao mesmo tempo equilibradaPedra Esculpida é a tonalidade escolhida pelo time de especialistas da Tintas Coral como a cor que representará 2021. A cor Pedra Esculpida nos conecta de volta à natureza e às coisas simples. Com um tom neutro quente e natural, permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida. É forte e da terra, evoca estabilidade, crescimento e potencial, ajudando a criar um ambiente e a dar a coragem necessária para se abraçar as mudanças que vem por aí. E como isso tudo se expressa dentro de um lar?

“Os tons naturais funcionam facilmente em uma casa ao criar uma tela calorosa e neutra que permite outras cores ganhem evidência. Alicerce vigoroso de qualquer ambiente, ao atuarem tão bem juntas, as tonalidades selecionadas dão a possibilidade de sermos criativos com cores e também formas geométricas complementares”, explica Fernanda Figueiredo, gerente de Comunicação e Colour Design de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Nossa casa continua sendo nosso santuário, o lugar perfeito para que possamos nos readaptar, nos renovar e recarregar as energias. Assim, a cor do ano da Coral é uma tonalidade que fala sobre equilíbrio, estabilidade e potencial, são as temáticas que permearam o estudo e que se divide em quatro pilares: coragem para se posicionar, para se conectar, para construir por meio do passado e para se adaptar.

Pedra Esculpida é uma cor versátil que muda de tom, dependendo da hora do dia, de onde é usada e de quais outros tons a acompanham. É uma nuance que dá espaço para outras se destacarem e que forma a base de inúmeros designs inspiradores para o interior da casa.

AI AQUA – WGSN

Já a WGSN, empresa de tendências, previu bem antes da pandemia que a cor tendência em 2021 seria a chamada AI Aqua, uma tonalidade de azul inspirada no mar Egeu. “AI Aqua é a nossa cor heróica com inspiração tecnológica para o ano de 2021, que traz qualidade digital e relevância em 2021”, explica a empresa.

Imagem: Precision Painting

Em um ano em que o mundo digital se tornou mais rápido, mais eficiente, mais conectado e alinhado com a tecnologia, os conceitos em torno de Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (IA), que estavam fora do alcance de muitos, estarão prontamente disponíveis – e perto de atingir seu potencial máximo.

Com a introdução do 5G, também seremos capazes de transmitir dados e nos comunicar como nunca vimos antes. Nossas vidas se conectarão mais, nossas casas se tornarão centros de tecnologia, nos comunicaremos com nossos carros e roupas (wearables) e a ativação por voz será cada vez mais normal.

Imagem: The BEHR Color

Nossa persona online se tornará tão importante quanto nossa persona offline e é aí que a AI Aqua oferece verdadeira versatilidade, além de ser imersiva e emocional. Pode até parecer esportiva e moderna, o que o torna perfeita para designs que habitam o espaço sem uma definição, mas também tem um verdadeiro apelo tecnológico.

Imagem: Best design books

Uma pesquisa recente sobre os tons usados ​​nos maiores sites do mundo, traz o dado de que o azul supera facilmente as outras cores, e os tons de azul usados ​​com destaque em tecnologia devem se tornar ainda mais imersos no nosso cotidiano. O AI Aqua é um tom que ativa o foco e a clareza

Te convidamos agora a pensar em sua cozinha, quarto, varanda, escritório, banheiro: não importa qual o lugar, escolha seu tom preferido para combinar com o espaço e dê um “up”no seu lar! Aquela sensação de novo e bem estar – é maravilhosa! Feliz cor nova!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários