Pensando em decorar a sua casa usando vermelho? Chegou ao lugar certo!

vermelho decoração fachada

Todas as cores possuem características que influenciam diretamente o nosso humor e comportamento. Na decoração não é diferente. E nada mais justo do que começar essa série de posts sobre como usar e combinar as cores falando sobre o vermelho, tão imponente, intenso e carregado de emoção.

O vermelho chama a nossa atenção instantaneamente. Dizem que é a primeira tonalidade que um bebê percebe. Ele também simboliza romance, poder, amor, força, nobreza e fortuna. Traz excitação, mas ao mesmo tempo tem o poder de transformar ambientes menores em aconchegantes, calorosos e convidativos.

Em espaços grandes, o vermelho “aquece” proporcionando um efeito visual interessante: faz imagens parecerem maiores e as superfícies como se estivessem mais próximas, deixando as pessoas se sentindo mais “protegidas” e “seguras”. Ele é ótimo para acentuar e destacar paredes e pontos.

vermelho decoração Coral Chá Dançante

O vermelho pode influenciar a nossa batida cardíaca, o nível de adrenalina e a pressão arterial, aumentando o estado de vigilância, por isso está sempre presente nos sinais de alerta. É uma cor que possui um efeito bastante estimulante em pessoas mais sensíveis.

Engana-se quem pensa somente no vermelho forte, cor de sangue para decorar. A sua família de cor não é necessariamente ousada. Segundo o estudo global de cores da Akzo Nobel, o Colour Futures, a tendência em vermelhos para esse ano é marcada por uma dualidade: de um lado os vermelhos tropicais, lúdicos e brilhantes; do outro, vermelhos mais delicados, suaves e, consequentemente, românticos, mais puxados para o rosa claro, magenta, tons mais frescos e calmos, dependendo da saturação.

Confira algumas dicas e pesquisas que fizemos sobre como usá-la na decoração:

vermelho decoração cozinha grande

Uma cozinha normalmente fria pode se tornar mais aconchegante quando um detalhe ou uma parede é pintada de vermelho. Em espaços grandes, a cor “aquece”.

vermelho decoração sala de jantar

Na sala de jantar ou da cozinha, por exemplo, vale eleger tons da cor mais forte e até verdes intensos combinando para aguçar o paladar.

vermelho decoração porta

vermelho decoração sala

Use vermelho nos móveis e acessórios para dar energia. Cores vivas de frutas, como tons inspirados em maçãs ou framboesas podem criar um ambiente com um toque alegre.

vermelho decoração quarto casal

Segundo estudos, casais que pintam seu quarto de vermelho efetivamente brigam mais. Será que isso acontece quando se usa um tom muito forte?

vermelho magenta decoração quarto

Bom, nesse caso use magenta se não quiser correr o risco! =P

vermelho decoração referans sala framboesa

Em uma sala menor, o vermelho une as pessoas e cria um ambiente caloroso, amigável e convidativo.

vermelho decoração ambiente escuro

Em ambientes frios e monótonos, torna mais quente e estimulante.

vermelho decoração sala entrada parede

Em um ambiente vermelho, as pessoas tem a sensação de que a temperatura está 6º mais alta. Então, se você mora em um lugar bem frio, pode ser exatamente isso que a sua casa precisa!

vermelho rosa decoração quarto criança

vermelho decoração quarto adolescente

Crianças associam cores vivas com felicidade. Mas, cuidado ao usar tons muito fortes no quarto de bebês. Pinte pequenos detalhes, destaque uma parede ou use os mais sutis como o rosa, o framboesa, mesclando com cores mais claras.

vermelho decoração casa fria

As reações das pessoas são 12% mais rápidas em um ambiente vermelho. Testes científicos garantem que a cor aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco.

COMBINANDO O VERMELHO COM OUTRAS CORES

Existem algumas técnicas de combinações infalíveis de cor segundo estudos, que podem ser usadas tanto dentro de casa quanto na fachada. Eis aqui, algumas dicas de como harmonizá-lo:

Vermelho laranja Colour Futures Tintas Coral

Combinações Harmônicas: use o vermelho com laranjas e violetas para trazer harmonia. O efeito gera um clima agradável e interessante.

vermelho verde decoração contraste

Combinações Contrastantes: os opostos se atraem. Neste caso, o contraste com o verde funciona perfeitamente para quem gosta de ousar.

vermelho escuro vinho

Combinações Tom sobre Tom: escolha um vermelho de sua preferência e combine com tons mais claros ou mais escuros. O ambiente fica equilibrado e elegante!

Colour Futures 2015 vermelho colorido decoração

vermelho decoração coral étnico

Combinações Vibrantes: já que a cor já é ousada, combine com outras que sejam mais neutras ou alegres. Você terá um ambiente cheio de energia!

Gostou? Esse post é o 1º de uma série do #followdecora onde traremos dicas de como usar e combinar as cores na sua decoração. Semana que vem tem mais! 

Aqui você também fica sabendo como escolher a cor perfeita para pintar a sua casa e como combinar o vermelho com outras cores!

Imagens: Coral Blog, Pinterest.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários