Propriedade inaugurada em 2016, o East, Miami faz parte de um projeto sustentável que visa valorizar ainda mais a revitalizada área de Downtown, hub cultural e comercial da cidade

Em todas as nossas viagens, sempre encaramos a hospedagem como parte essencial da experiência. Seja qual for o orçamento ou o roteiro, tentamos buscar hotéis ou outros tipos de acomodações que fujam da padronização (nada mais sem graça do que entrar em estabelecimentos que parecem ter a mesma cara em qualquer lugar do mundo). Por isso, iniciativas como a do hotel EAST, Miami, onde nos hospedamos recentemente na cidade, sempre chamam nossa atenção.

Inaugurado em 2016, o EAST, Miami é o primeiro hotel nos Estados Unidos do grupo asiático Swire Properties, e o terceiro deles no mundo todo (a empresa possui outros dois hotéis em Beijing e Hong Kong). Mas o que o difere de tantas outras propriedades hoteleiras presentes no sul da Flórida? A resposta passa por sua arquitetura, seu projeto sustentável, e acima de tudo, a conexão direta com a cidade.

Mix de hotel e residências particulares, o EAST, Miami tem 352 quartos e 89 suítes residenciais, com janelas que vão do chão ao teto, revelando lindas vistas da exuberante Baía de Biscayne e da região de Downtown, o centro financeiro de Miami, que cada vez ganha mais vida com novos bares, restaurantes, lojas, museus e galerias de arte.

O projeto arquitetônico do prédio, em estilo contemporâneo, foi desenhado pelo escritório local Arquitectonica, com o design dos ambientes interiores criado pelo coletivo Studio Collective, em colaboração com a empresa nova-iorquina Clodagh Design. Já as inúmeras obras de arte que se espalham por toda a propriedade, com cores e formatos que remetem ao sul da Flórida, contam com curadoria do Indiewalls, escritório local que trabalhou junto a artistas locais e nacionais em busca de uma identidade própria ao hotel.

ACESSO DIRETO AO HUB COMERCIAL E CULTURAL DA CIDADE

O resultado de todo este mix é um hotel único, que dialoga diretamente com seu entorno. Uma das zonas mais degradadas de Miami nos 80 e 90, a região de Downtown passou por um amplo processo de revitalização nas duas últimas décadas, transformando-se hoje no principal hub comercial e cultural da cidade. É no meio deste verdadeiro renascimento urbano que se situa o EAST, Miami. O hotel conta com acesso direto ao Brickell City Centre, novíssimo shopping que faz parte do mesmo complexo.

Como parte de seu projeto sustentável, o local foi construído de tal forma que tornou possível a utilização de corredores de vento para gerar uma espécie de ar-condicionado natural, dispensando portanto o uso de máquinas que consumiriam energia adicional, além de contar com painéis de energia solar. Por conta disso, toda a propriedade ganhou a certificação LEED, atribuída a construções que utilizam pouca energia artificial, e que consequentemente possuem uma emissão de gases poluentes reduzida.

FACILIDADES PARA UMA ESTADIA PERFEITA

Para explorar as redondezas, o hotel oferece (mediante um custo extra) aluguel de bicicleta aos hóspedes. É a chance de conhecer atrações próximas, como o excelente Pérez Art Museum, de arte contemporânea; o revitalizado Design District; o descolado Wynwood Arts District, o “bairro dos murais”; além de toda a região de Downtown, com seus prédios modernos, restaurantes, lojas, galerias de arte, e a linda baía que descortina belas vistas de Miami.

É desta baía, aliás, que o EAST, Miami soube tirar ótimo proveito, projetando quartos com amplas janelas e varandas, as quais permitem apreciar toda a paisagem composta pelos canais, pelo porto, pelos prédios, e pelo mar mais à frente. Do lado de dentro, os quartos apresentam piso em madeira trabalhada, móveis contemporâneos, painel detrás da confortável cama com design próprio, agregando cores quentes ao quarto, e o ponto alto em algumas categorias de habitações: a banheira com um janelão, permitindo que você tome banho enquanto aprecia a paisagem ao redor.

No quesito lazer, há piscina externa, SPA, uma ampla academia aberta 24 horas por dia, e um bar no térreo. A parte gastronômica, aliás, é um dos pontos fortes. A começar pelo Quinto La Huella, restaurante uruguaio com ótimos cortes de carnes, no qual jantamos e onde é servido o café da manhã. E continuando com o Sugar, rooftop bar no quadragésimo andar, perfeito para uma happy hour com as vistas de Downtown Miami ao fundo. Merece destaque ainda o Tea Room, inspirado em uma tradicional casa de chás chinesa.

OS ELEVADORES QUE SÃO INSTALAÇÕES

Também não dá para deixar de falar nos elevadores do hotel, com uma parede estrelada que faz você se sentir em outra dimensão enquanto está ali dentro. Apenas um exemplo dos toques de design inovador que fazem com que o EAST, Miami seja diferente de todos os outros hotéis.

Quando uma propriedade consegue aliar design contemporâneo com um projeto sustentável, dialogando diretamente com a comunidade na qual está inserida (sem parecer apenas uma estrutura de concreto colocada em determinado lugar ao bel-prazer), merece nosso reconhecimento.

Fazia tempo que esperávamos uma oportunidade para conhecer o EAST, Miami, e poder se hospedar lá nos fez conhecer de perto sua proposta inovadora de design e arquitetura. Desde a ampla utilização de uma paleta de cores que remete a sua vizinhança e ao renascimento da área, até suas ótimas opções gastronômicas e detalhes especiais como a parede estrelada do elevador e a banheira com vista para a cidade, o hotel mostra por que pode ser considerado um marco em Downtown Miami.

É bem verdade que não é uma hospedagem barata, mas seus preços são condizentes com outras opções de hospedagem da mesma categoria na área, com a vantagem de que no EAST, Miami, você realmente se sentirá em Miami, e não em qualquer grande hotel padronizado com decoração sem graça que poderia estar em qualquer lugar do mundo.

*O FTC hospedou-se no hotel a convite do EAST, Miami.

Fabio Calderon é jornalista de formação, e desde cedo enveredou pelo caminho sem volta das viagens mundo afora. Da Disney à Ásia, não há destino que escape de sua wishlist. Atualmente, comanda a Planejante, agência e consultoria de viagens especializada em roteiros personalizados. Entre suas paixões, além da vida nômade, estão as experiências gastronômicas (de ceviche a hambúrguer, passando por noodles e sorvete), museus, passeios ao ar livre, road trips, e qualquer coisa que seja sinônimo de liberdade e pé na estrada.

Fabio Calderon – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários