Para economizar combustível é bom conhecer o que funciona ou não. Saiba o que pode ajudar o seu bolso e comece a praticar

Ter um carro traz alguns gastos para os motoristas, mas o conforto e agilidade no cotidiano compensa. Quando você compra tem os gastos de documentação, seguro de carro, rastreador (quem usa) e demais itens de segurança.

No dia a dia começam os gastos com estacionamento, lavagens, e muitas outras coisas. E o mais temido é o combustível, que um dia fica mais caro e no outro mais barato e você nunca consegue se planejar financeiramente.

Sendo assim, todo mundo quer economizar, inclusive no combustível, seja para o dia a dia ou para uma viagem de carro.

O problema é que existem muitas dicas erradas sobre o que economiza ou não combustível. Para que possa acabar com as dúvidas, conversamos Jeniffer Elaine, do SeguroAuto.org, contou um pouco mais sobre o assunto. Veja o que é verdade ou mito.

1 – É MELHOR ABRIR A JANELA DO QUE LIGAR O AR-CONDICIONADO

Verdade. O ar-condicionado consome mais combustível ao ser ligado, entretanto, é preciso ter atenção em alguns pontos.

Essa regra só é válida para quando se anda na cidade. Se estiver em uma estrada ou acima dos 80 km/h, é melhor ligar o ar e fechar os vidros, pois a resistência do ar entrando pela janela vai inverter essa situação.

2 – CALIBRAR O PNEU FAZ ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

Verdade. Manter os pneus cheios faz com que o atrito com o solo diminua. Isso exige menos esforço do carro e faz com que se gaste menos combustível.

3 – A GASOLINA ADITIVADA INTERFERE NO CONSUMO

Mito. A gasolina aditivada possui o mesmo rendimento que a comum, com a diferença que ela conta com aditivos que ajudam na limpeza e eficiência do motor.

Isso significa que, independentemente do tipo de combustível que colocar, o rendimento será proporcional ao utilizado.

4 – MANTER A VELOCIDADE CONSTANTE ECONOMIZA

Verdade. O fato de acelerar e frear faz com que o consumo aumente, por isso, é melhor andar em uma velocidade mais baixa se a ideia é economizar combustível.

Isso evita principalmente as frenagens inesperadas.

5 – É MELHOR DEIXAR O TANQUE NA RESERVA

Mito. Não faz diferença se o tanque está na reserva ou cheio, o consumo será o mesmo em ambos os casos.

Essa falsa sensação é causada pela boia do tanque e não estará economizando, pelo contrário, pode começar a ter problemas mecânicos no carro ao andar sempre na reserva.

6 – INSTALAR ECONOMIZADORES FUNCIONA

Mito. Existem equipamentos que são vendidos no mercado que prometem ajudar a economizar combustível, porém, eles não possuem nenhuma comprovação de sua eficácia e sequer possuem certificação do INMETRO.

7 – CARRO PESADO CONSOME DEMAIS

Verdade. Quanto mais peso o carro tiver, mais será exigido do motor e logo o consumo aumenta. Evitar andar com o porta-malas lotado ou com coisas desnecessárias pode ajudar bastante a reduzir o consumo.

8 – UM MOTOR DE MENOR CILINDRADA É MAIS ECONÔMICO

Mito. Em alguns casos, essa regra funciona, porém, é preciso considerar outros fatores como transmissão, tecnologia do propulsor, peso do carro e outros. Cada motor é único e a dica é verificar o consumo individual.

FAZER A ESCOLHA DO MELHOR COMBUSTÍVEL É A FORMA MAIS EFICAZ DE ECONOMIZAR

Além de seguir as dicas sobre economizar combustível e ficar longe dos mitos, a maneira mais eficaz de economizar combustível é fazendo as melhores escolhas.

Lembre-se de verificar se compensa abastecer com etanol ou gasolina, no caso de carros flex.

No momento de comprar o veículo, verifique também as opções de combustível, pois hoje em dia há carros elétricos e híbridos que podem ser mais econômicos, pois possuem o valor do seguro do carro mais barato que os convencionais.

Para economizar combustível é preciso fazer as escolhas certas desde o momento da compra, saber como o carro funciona e a forma certa de cuidar dele. Não é porque ouviu falar alguma coisa que ela realmente irá funcionar.

Na dúvida, consulte sempre o manual do fabricante e procure ajuda especializada para saber o que realmente ajudar!

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários