Foz do Iguaçu e as Cataratas, uma das grandes maravilhas naturais do mundo, são um dos destinos mais escolhidos por turistas de toda parte do mundo. São milhões de viajantes que, ano após ano, compram passagens e reservam quartos para poder visitar uma região que encanta e seduz.

Há viajantes que voam desde lugares bem distantes para passar uma temporada em contato direto com uma natureza espetacular; há viajantes que, estando mais perto, preferem o aluguel de carros para fazer o trajeto com tranquilidade, seja desde o Rio de Janeiro, quanto de São Paulo, Porto Alegre ou qualquer outra cidade com estradas bem cuidadas.

Infelizmente, este é um momento em que toda e qualquer viagem, tanto dentro quanto fora do país, ficou em stand-by. A pandemia pelo Covid-19 afeta ao mundo todo e a situação requer isolamento social, ficar em casa e tomar muito cuidado. Mas nada disso impede manter o pensamento positivo e a energia focada para um futuro bem melhor! Por isso, nada melhor do que aproveitar o tempo em casa para pesquisar um bom hotel na cidade fronteiriça e começar a procurar atividades para fazer nesse destino, quando tudo voltar ao normal.

Por enquanto, não é o momento de alugar um carro no Rio de Janeiro para viajar rumo às Cataratas, mas sim é possível se atualizar sobre esse destino, para poder planejar bem uma bela viagem no futuro, tirando proveito de cada canto daquela região, usufruindo dos encantos naturais.

CONHECENDO FOZ DO IGUAÇU EM PRIMEIRO LUGAR

Sim, a dica é viajar para Foz do Iguaçu e fazer lá os primeiros passeios. Em princípio, é bom saber que estando nessa cidade você poderá conhecer o lugar exato onde Brasil, Argentina e Paraguai se unem: a Tríplice Fronteira. No famoso Marco das Três Fronteiras será possível tirar a foto do popular cartão postal e aproveitar para conhecer Ciudad del Este, no Paraguai, e fazer compras nos enormes centros comerciais dessa cidade. E também conhecer Puerto Iguazú, na Argentina, e visitar as ruínas de Santo Inácio.

Obviamente há muito mais para fazer na região e aqui vão algumas dicas, para você começar a sonhar com essa viagem tão desejada e iniciar o processo de planejamento para que, quando a quarentena acabar e for o momento, ter tudo organizado para fazer realidade esse sonho!

1. VISITAR O PARQUE NACIONAL IGUAÇU

Tanto Brasil quanto Argentina possuem parte das Cataratas e do parque, motivo pelo qual todos os turistas devem conhecer os diversos ângulos das mundialmente famosas Cataratas. Cada lado tem as suas próprias características. Não esquecer fazer a trilha que leva até a Garganta do Diabo, a queda mais alta, pois possui 80 metros de altura!

2. VISITAR O PARQUE DAS AVES

Foi criado em 1994 para preservar o meio ambiente e a reprodução da fauna. São 17 hectares de bosque onde será possível conhecer espécies raras como araras, periquitos, tucanos e flamingos. Há também borboletas e repteis.

3. PASSEIO DE HELICÓPTERO SOBREVOANDO AS CATARATAS

Por que não sonhar com um vôo para explorar bem todos os detalhes das belas Cataratas do Iguaçu? Existe esse passeio para poder ver – e fotografar – essa maravilha da natureza desde as alturas.

4. CONHECER A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

É a maior hidrelétrica do planeta, que recebe visitantes de toda parte do mundo. Há diversos mirantes que permitem ter uma visão panorâmica de todos os cantos da planta.

5. MEDITAR NO TEMPLO BUDISTA DE CHEN TIEN

O Templo Budista Chen Tien foi construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e deixa muitos visitantes impressionados com sua beleza. É considerado o 2º maior templo na América Latina. Ali há 3 estátuas de Buda. Além disso, há em média 120 estátuas representando cada reencarnação de Buda na terra e um templo principal com mais de dois mil metros quadrados e dois andares, onde se localiza a Casa do Mestre. Em uma região alta da cidade, pode se ter uma visão de parte do centro da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).

6. PASSEIO NOTURNO NO POLO ASTRONÔMICO

Ali você pode observar as estrelas e planetas via telescópios e a olho nu. São sessões no planetário e explanações de conceitos astronômicos e de ciências. O Polo Astronômico no próprio complexo da Usina de Itaipú proporciona aos visitantes experiências e vivências com os temas astronomia e astronáutica. O lugar é bem legal, principalmente se você se interessa pelo assunto e nunca foi a um planetário! O espaço está passando por uma modernização e é preciso verificar se estará aberto quando você for.

Evidentemente há muitas atrações nesse destino e o ideal, sem lugar a dúvidas, é começar a fazer uma bela viagem virtual, enquanto a realidade não permite fazer a viagem física. Com o avanço da tecnologia e das maquinas modernas, como PCs, tablets, laptops e smartphones, aproveitar a reclusão em casa para conhecer novos destinos será muito proveitoso para o futuro, enquanto a vida não volta ao seu rumo.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários