Lisboa é uma bela cidade para passar uma temporada de férias familiares. Fazer uma viagem para Portugal com os filhos é uma boa, pois há muito para fazer e conhecer e, com certeza, todos irão gostar, sem distinção de idade. Lisboa, como todo Portugal é um destino turístico maravilhoso para voar com passagens de companhias aéreas que sempre oferecem excelentes promoções.

Sendo vizinho da Espanha, na Península Ibérica, Portugal é, na sua totalidade, um país que, com a alma melancólica do fado, deve ser visitado. Conseguir em primeiro lugar passagens aéreas permitirá um bom planejamento de datas, reservas de hospedagens, escolha de atividades e, principalmente, o cálculo de orçamento. Afinal, uma viagem para Portugal não é um simples passeio de uma hora!

É importante destacar que, se for viajar com criança de colo, é aconselhável levar um canguru (sling), porque há bairros em Lisboa que têm ruas de pedras e muitos desníveis e, desse jeito, os pais poderão andar mais seguros e as crianças, mais confortáveis. Aproveite a excursão para a “terrinha” para comprar então um canguru, se ainda não tiver um em casa! Há incríveis lojas de bebês e crianças com preços legais!

Outra dica importante, se as crianças forem pequenas, é reservar as primeiras poltronas na hora de comprar a passagem de avião na famosa linha aérea portuguesa ou outra companhia, pois nesse setor poderão contar com berço, para o neném dormir confortável durante o voo.

ATIVIDADES PARA FAZER EM LISBOA COM CRIANÇAS

Existem muitos passeios e lugares interessantes para visitar e conhecer. Se as crianças não forem muito pequenas, há lugares interessantes para compartilhar com elas:

– Percorrer Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa. É um bairro bonito e popular demais. Os becos, corredores, escadas e varandas floridas, ao som do fado que dá para ouvir saindo das diversas casas do estilo, convidam para um passeio inesquecível.

Se tiver disposta (o), alugue uma bicicleta junto à Torre de Belém e dê um passeio até ao Cais do Sodré. É também uma forma diferente de percorrer os pontos turísticos de Lisboa com crianças. 

– Existem diversos restaurantes que oferecem pratos que as crianças vão adorar, como também muitas lojas onde será possível comprar lembrancinhas da viagem. Há um restaurante, o Museu do Fado, que é muito popular pela comida saborosa e a música de fado ao vivo.

– Viajar de bonde pelo Chiado, um bairro elegante do centro da cidade, admirando os azulejos que cobrem as fachadas das casas e prédios.

– Fazer uma excursão no Hippotrip. Certamente as crianças vão adorar a experiência! Trata-se de um City bus que, além de percorrer as ruas mais altas da cidade, também navega pelo rio Tejo. Os guias falam diversas línguas e são muito divertidos contando histórias.

– Comer os famosos pastéis de Belém e as natas portuguesas. Não há quem resista a essas iguarias! Outra pastelaria recomendada: Santo António, perto do Castelo de São Jorge.

– Percorrer o LX Factory, uma espécie de complexo de arte, design e música, para todas as idades. Há murais e esculturas curiosas, bares, restaurantes e livrarias muito divertidas para as crianças.

– Visitar o Oceanário de Lisboa. É simplesmente o maior aquário interior da Europa. Localizado num prédio moderno, é um lugar que permite a aproximação lúdica para todas as idades, à riqueza marinha. Há informação sobre os diversos programas de preservação e nesse espaço existem 16 mil exemplares de 450 espécies marinhas diferentes.

LXFactory é um dos lugares mais descolados de Portugal e reúne lojas, cafés, restaurantes, bares. 

– Visitar o Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva. Embora os museus costumam ser um tédio para as crianças, este é muito divertido porque permite tocar e sentir a ciência, despertando o interesse dos pequenos. Há muitos aparelhos, jogos e vídeo pensados para alunos e também para grupos familiares com crianças. Existe um setor dedicado aos alimentos no mundo.

– O Jardim Zoológico também é, em Lisboa, mais do que um parque botânico com animais, é um espaço muito didático e de consciencialização ambiental. 

As exposições são interativas e estimulam de forma muito criativa e divertida todos os visitantes, enquanto promovem o conhecimento científico e tecnológico. As crianças adoram! 

– E antes de ir embora, fazer uma pequena viagem de 30 kms rumo ao sul, e curtir um dia de praia em Cascais, uma das melhores praias urbanas europeias, ideal para a família toda!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários