Nós do FTC amamos viajar e conhecer lugares novos! E você sabia que a UNESCO, agência especializada das Nações Unidas (ONU), disponibiliza um mapa gratuito das cidades mais criativas do mundo?

O Brasil aparece em 5º lugar, com 8 destinos. Fica atrás apenas de China, Reino Unido, Itália, Estados Unidos e empata com o Japão. Já mostramos aqui algumas dessas cidades como Étienne, no Vale do Loire, na França, cidade reconhecida na categoria de design.

 

CATEGORIAS E MISSÃO

As cidades são classificadas como mais criativas em diversas categorias. Artesanato e Arte folclórica, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música. Os 8 lugares do Brasil que estão no mapa são:

  • Belém (Gastronomia)
  • Brasília (Design)
  • Curitiba (Design)
  • Florianópolis (Gastronomia)
  • João Pessoa (Artesanato e Arte folclórica)
  • Paraty (Gastronomia)
  • Salvador (Música)
  • Santos (Filme)

 

A UNESCO tem como objetivo maior promover a paz através de cooperação internacional na Educação, Ciências e Cultura. O programa da UNESCO contribui para atingir as metas de desenvolvimento sustentável definidas na Agenda 2030.

Essa rede de cidades criativas da UNESCO é mais do que apenas um mapa. O projeto acredita na cooperação e troca de experiências para fazer da criatividade uma alavanca no desenvolvimento urbano. Além de que juntas as cidades podem conceber novas soluções que resolvam problemas comuns.

A este respeito, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO oferece oportunidades inigualáveis para as cidades aproveitarem os processos de aprendizagem e projetos colaborativos para capitalizar totalmente seus ativos criativos e usar isso como base para construir um desenvolvimento sustentável, inclusivo e equilibrado em aspectos econômicos, culturais e culturais, ambientais e sociais.” – Declaração pública da UNESCO

REDE DE CIDADES CRIATIVAS, UCCN

A rede de cidades criativas da UNESCO, UCCN (do inglês “UNESCO Creative Cities Network“) está com inscrições abertas até 30 de Junho! Isso vale para cidades que queiram se juntar à rede e participar desse desenvolvimento colaborativo. Você pode ter acesso ao estatuto com a missão, objetivos e áreas de atuação e ver se onde você mora se encaixa nos requisitos para inscrição através do site da UCCN.

A criatividade está sendo cada vez mais valorizada como uma característica essencial para desenvolvimento de empresas e pessoas e a ONU até decretou o dia 21 de Abril como dia mundial da criatividade, impulsionando cidades para criarem eventos e promoverem trocas de experiências e verem como podemos mostrar a importância e a dimensão do valor criativo nos dias atuais.

E apesar do Rio de Janeiro não estar nessa lista, já falamos aqui de quando ele recebeu o título da UNESCO como a 1ª cidade a receber o título de capital mundial da arquitetura.

No mapa, você encontrará diversos lugares para viajar, independente do que você está buscando, como destinos que se encontram nas tendências de viagem de 2019 , cidades muito conhecidas como Praga, Barcelona, Berlim, Roma, Istambul e outras tão importantes quanto como Phuket (pela gastronomia), Enghien-les-Baines (pelas artes midiáticas), Varanasi (pela música), Tunis (pelo Artesanato e Arte folclórica) e muitas outras a serem descobertas.

Lista completa das cidades em 2019, via: UCCN

DESTINOS

Independente do que você estiver buscando para destino de férias, seja para tirar fotos de incríveis mesquitas iranianas, registrar o encontro poético com o mar ou conhecer algumas das muitas cidades super coloridas do mundo como Nassau, nos EUA, essa rede de cidades da UNESCO pode te ajudar!

Além de que para gestores urbanos, designers, arquitetos, urbanistas e diversas profissões relacionadas, é uma aula ver como essas cidades estão se articulando e desenvolvendo-se a partir da criatividade.

Confira abaixo fotos de alguns dos destinos da UCCN que podem ser interessantes e boa viagem!

MACAU, CHINA

A visão veneziana de Macau. Macau é a capital do jogo na Ásia. Imagem: Shutterstock 

CAIRO, EGITO

Egito, Cairo, Giza. Visão geral das Pirâmides. Imagem: Shutterstock 

CIDADE DO CABO, ÁFRICA DO SUL

Cidade do Cabo e os 12 apóstolos vistos de cima, África do Sul. Imagem: Shutterstock.

BILBAO, ESPANHA

Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha. O museu futurista foi projetado pelo arquiteto Frank Gehry. Imagem: Shutterstock

LVIV, UCRÂNIA

Catedral Latina no inverno em Lviv, Ucrânia. Imagem: Shutterstock

FRUTILLAR, CHILE

Pier em Frutillar, sul do Chile. Imagem: Shutterstock

BAMIYAN, AFEGANISTÃO

Os Budas de Bamiyan. Imagem: Shutterstock

GHENT, BÉLGICA

Fim de tarde em Ghent, na Bélgica. Imagem: Shutterstock.

BRASÍLIA, BRASIL

Congresso Nacional do Brasil, Brasília. Imagem: Shutterstock

WUHAN, CHINA

Torre da Garça Amarela no Monte da Serpente, em Wuhan, China. Os três caracteres chineses significam “Torre da Garça Amarela”. Imagem: Shutterstock

ISFAHAN, IRÃ

Catedral Armênia Vank, em Isfahan, Irã. Imagem: Shutterstock

MORÉLIA, MÉXICO

Foto aérea do distrito histórico de Michoacan em Morelia. Imagem: Shutterstock

Se inspirou? Para mais informações sobre as cidades criativas do mundo, procure pela hashtag #creativecities ou #Villescréatives nas redes sociais!

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários