Now Reading
Estas serão as principais tendências de decoração em 2022, segundo especialistas

Estas serão as principais tendências de decoração em 2022, segundo especialistas

tendência de decoração 2022

De árvores internas a designs curvos, aqui está o que esperar para este ano

Um novo ano costuma trazer otimismo e a promessa de fazer diferente. O mundo, cansado de pensar em como será o futuro, depois de dois anos coletivamente no caos, parece que está se desdobrando para que a nova vida em casa seja melhor do que nunca.

Muitas das principais tendências de decoração e interiores de 2022 são reiterações daquelas que já vimos nos dois anos anteriores mas, felizmente, estamos sendo mais fiéis a nós mesmos e ao que nos faz sentir bem, principalmente quando falamos em lar.

Assim como a evolução da moda nos últimos anos, o design de interiores está se tornando cada vez menos sobre o que está na moda e mais sobre a expressão pessoal. Isso capacitou os consumidores a encontrar sua própria opinião sobre cada tema e está levando a uma abordagem altamente única e com mais nuances na decoração.

Ainda assim, vários temas recorrentes estão no horizonte e apontam como as principais tendências de decoração 2022. Vamos saber mais:

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO 2022

1 – Paletas Paisagem

O caso de amor com verdes e azuis suaves e tons terrosos continua, mas não é necessariamente uma preferência estética.

Pesquisas mostram que esquemas de cores naturais e formas orgânicas como as encontradas na natureza reduzem o estresse, diminuem a pressão arterial e a frequência cardíaca, aumentam a produtividade e a criatividade e nos deixam mais felizes”, conta Michelle Lamb, diretora editorial da The Trend Curve.

Talvez porque a humanidade nunca precisou dos poderes curativos da natureza mais do este momento, há uma busca para aprofundar ainda mais essa abordagem.

Michelle prevê tons mais inspirados na selva – assim como o verde azeitona e o musgo – usados ​​em conjunto com a madeira natural, pedras com granulação proeminente, bambu, vime, musgos secos, flores e folhas.Parece que também estamos olhando para o céu em busca de inspiração. 

“Acreditamos na crescente importância de um meio-tom luminoso que lembra a luminosidade do céu claro e, portanto, é frio e otimista”, diz Gemma Riberti, chefe de interiores da WGSN. “É uma cor ótima para trazer positividade, e funciona bem nos espaços e produtos com uma leveza e uma simplicidade tranquilizadora”.

De acordo com Lisa White, diretora criativa e diretora de interiores da WGSN , o azul e a terracota continuarão seu papel de protagonista em um ano em que “a cor deve ser fundamental e esperançosa”.

Lisa continua: “O apelo dos tons de terracota se traduz em produtos de interiores em geral, de materiais duros como pedra natural, metais oxidados, madeira e argila, bem como materiais macios como linho, couro, camurça e tecidos de pilha escovados .” Por fim, ela acrescenta: “Estamos até vendo produtos sendo lindamente reciclados ao serem mergulhados na cor terracota”.

2 – Biofilia, natureza em casa

Depois de encher a casa de vasos de plantas, os millennials vão transformar os próprios ambientes em vaso. Isso mesmo: as pessoas vão buscar ideias e soluções biofílicas, que integrem o interior e o exterior da casa e aumentem o bem-estar.

Levando a criação de plantas e o design biofílico para o próximo nível, as pessoas vão querer participar plenamente da era Planthroposcene (a relação entrelaçada entre plantas e pessoas) cultivando uma árvore dentro de casa, ou pelo menos em sua varanda.

Imagem: Archdaily

Uma combinação de clima cada vez mais quente, a necessidade de socialização ao ar livre levaram os consumidores a gastar mais tempo e dinheiro do que nunca em seus jardins e espaços ao ar livre

As pessoas querem trazer suas salas de estar e espaços ao ar livre, e cada vez mais o ar livre para dentro, levando a criação de plantas e o design biofílico a novos patamares. Veremos o surgimento das árvores internas – ocupando o centro do palco em grandes vasos.

Para aqueles com pouco ou nenhum espaço ao ar livre, átrios internos e jardins embaixo da escada serão considerados. A propagação de plantas caseiras está se tornando mais popular, e os fabricantes estão cultivando espécies de plantas em locais como estufas em miniatura. 

Imagem: TrendBible / Clem around the corner

“O jardim de inverno contemporâneo é um visual que será tendência, seja criando uma ambiente inspirado em um jardim com papel de parede estampado e móveis de vime, ou simplesmente estilizando um canto em um local ensolarado da casa”, completa Lisa White. O intuito é aproveitar o novo espaço de vida.

3 – Experiências Sensoriais em casa

Consumidores estão prestando muito mais atenção às experiências sensoriais de suas casas.

O perfume tomou o centro das atenções durante a pandemia, e as pessoas estão espalhando cheiros em áreas específicas de sua casa e diferentes aromas como forma de habitar o espaço com todos os seus sentidos”, diz White. “Talvez o home office seja perfumado com sálvia para promover a saúde mental, enquanto o quarto será perfumado com flor de laranjeira para promover a calma e o sono”.

Ramos, CEO da agência de previsão cultural The Ideatelier , diz que o tato , a composição e a estimulação sensorial estão influenciando as escolhas das pessoas por produtos de interiores. “A experiência sensorial é dinâmica e individualmente única, mas muito desejável estes tempos. Isso inclui combinações de cores vibrantes e estimulantes, alta tecnologia, como torneiras de cozinha ativadas por voz, bambu como a fibra mais importante no design de móveis, e a iluminação, que deve ser natural, sustentável e orgânica.”

4 – Na decoração, o futuro é redondo

Essa tendência vai se espalhar pela casa toda, chegando à cozinha, à parede, à piscina e onde mais o coração mandar.

A feminilidade terá um impacto na forma em 2022, transmitida por meio de detalhes arredondados que variam de elementos estruturais circulares a curvas suaves. “Pense: cantos arredondados, sofás curvos, braços alargados em cadeiras. Cantos em cascata em mesas e consoles reforçarão a tendência, assim como mesas e formas recortadas, de tapetes a pufes.”

Imagem: Boca do Lobo

Riberti acrescenta que nem sempre as curvas precisam ser dramáticas. “Formas confortáveis, curvilíneas e acolhedoras serão primordiais”, diz ela. “Não necessariamente gordo e exagerado, mas suave aos olhos e às mãos para criar uma sensação geral de relaxamento e conforto dentro do espaço.”

As curvas dão personalidade àqueles cantos da casa que precisam de um “up”. A sala anda meio sem graça? É só colocar um sofá curvo. O ambiente ficou muito básico? Aposte numa parede de plantas em arco.

5 – A decoração nunca foi tão emotiva

Já pensou em ter um quarto reservado para sentir raiva ou alegria? É mais ou menos isso que as pessoas vão começar a fazer, planejando ambientes da casa para diferentes emoções ou hobbies. Entre as tendências também estão quartos temáticos de música e cômodos dedicados às massagens.

Monte sua decoração relaxante, santuário, seu quarto de yoga, seu quarto temático de música, quarto dos cristais, sua biblioteca.

6 – Seu pet de casa nova

Quem ama seus bichinhos não se contenta mais em comprar brinquedos e arranhadores. Em 2022, os pets mais fofos vão realizar o sonho da casa própria, com direito a quarto exclusivo e ideias pra “gatificar” os ambientes.

O Brasil é um dos países que vão estar na vanguarda da arquitetura para pets em 2022. Com buscas como quarto de luxo rosa para cachorro e travesseiro para gatos crescendo cada vez mais no Pinterest, por exemplo, o Brasil vai ser pioneiro na decoração criativa para pets. E aí, alguém quer construir um palácio para o doguinho?

Fontes: Trendbible / Pinterest Predicts 2022 / ADPro

Scroll To Top