follow-the-colours-paredes-criatividade-azul-tintas-coral-01

Paredes brancas transmitem sensação de frescor e limpeza, mas se elas estão em seu local de trabalho, pode ser uma boa ideia pintar de outra cor. As cores afetam não só o nosso humor, mas também nossa produtividade.

A melhor opção para esses ambientes, de acordo com cientistas, são as cores mais abundantes da naturezaazul e verde. Se você quer aumentar sua criatividade, é uma boa ideia levar esses tons para as paredes da sua casa, ateliê ou escritório.

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-1

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-2

De acordo com um estudo da Universidade de Colúmbia Britânica, tons de azul são ideais para tornar ambientes de trabalho mais criativos, pois a cor promove a comunicação, confiança e eficiência. Além disso, o azul é naturalmente calmante e ajuda a abrir sua mente para novas ideias.

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-3

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-6

O verde, por sua vez, promove a harmonia e equilíbrio, o que estimula a inovação, segundo uma pesquisa da Universidade de Munique. De acordo com a líder da equipe da publicação, Stephanie Lichtenfeld, um simples vislumbre do verde poderia desencadear um tipo de processo mental necessário para uma boa execução de tarefas que exigem criatividade.

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-4

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-5

Não pode pintar as paredes? Sem problemas. Ter objetos com esses tons no ambiente também trará o efeito desejado. Confira algumas dicas:

– Se sua mesa de trabalho é próxima à janela, experimente colocar uma cortina verde, azul ou até mesmo vermelha. Isso dará aos olhos e ao cérebro um impulso criativo;

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-7

– Decore o ambiente com objetos azuis e verdes, como um mouse colorido, vaso de plantas ou molduras. Você também pode alterar o plano de fundo do computador, smartphone ou tablet com esses tons;

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-8

– Móveis com tons de verde inspirados na natureza e azuis suaves são outra forma de aumentar a produtividade e criatividade sem pintar as paredes;

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-9

Diferentes cores para diferentes ambientes:

Vermelho para detalhistas: o estudo da Universidade de Colúmbia Britânica também revela que a cor vermelha pode ajudar a aumentar o desempenho de pessoas detalhistas. O vermelho pode distrair algumas pessoas, no entanto.

Use o amarelo com cuidado: o amarelo é a cor do otimismo e é estimulante. Em excesso, no entanto, pode causar ansiedade, e estudos mostram que as pessoas são mais propensas a perder a paciência em salas amarelas. Por isso, a cor pode ser uma má escolha em salas de conferências e reuniões.

follow-the-colours-cores-estimulam-criatividade-10

Se usar cinza, complemente com cores vivas: o cinza é neutro, mas também carece de energia. O uso de cinza em excesso pode promover falta de confiança e até mesmo depressão. Deve ser usado em pequenas quantidades em escritórios e compensado ou complementado por cores mais claras e vibrantes, como vermelho ou amarelo.

Dê um “up” na sua criatividade!

follow-the-colours-paredes-criatividade-azul-tintas-coral-02

Via. Imagens: Susanna VentoNeben NingthoujamBjarni B. JacobsenRennai HoeferUrban OutfitterspbteenOld Brand NewHappy Mundane, Tintas Coral. 

Stephanie D’Ornelas é jornalista, curitibana e gosta de embelezar a vida com fotografia, arte e cores. Coleciona cartões postais e adora conhecer novos lugares, pessoas e diferentes modos de vida.

Stephanie D’ornelas – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários